REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PÓS-PANDEMIA.
Palavras – chaves : Representações dos professores, Tecnologias Digitais, Formaçao de Professores, Ensino.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as representações dos professores que ensinam Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais e seus artefatos na prática pedagógica pós-pandemia na cidade de Nova Olímpia – MT. A pergunta que nos direciona é: Como se manifestam as representações dos professores que ensinam Matemática sobre o uso de Tecnologia digital na prática prtica pedagógica? A pesquisa emprega uma abordagem qualitativa, os instrumentos para produção de dados são questionários semiestruturado para identificação do perfil dos participantes da pesquisa, a observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. O universo da pesquisa foi constituído por dois ambientes naturais para produção de dados: o presencial e o on-line, espaços que os professores participantes e pesquisador se encontraram, em momentos formativos. Para conduzir a análise dos dados produzidos, adotamos a abordagem de Análise de Conteúdo delineada por Bardin (1977) e ampliada por Rodrigues (2019). Esse método permitirá estruturar categorias de análise que, por sua vez, servirão como recursos para interpretar os dados. Na categoria de análise I – Tecnologias Digitais e os conhecimentos dos professores, a pesquisa revela uma diversidade de experiências e desafios relacionados ao uso de tecnologias digitais na educação, incluindo dificuldades devido à formação e ao acesso limitado a recursos tecnológicos apropriados. Os dados indicam também que há uma disposição dos professores para aprender e integrar novas tecnologias em suas práticas pedagógicas. No entanto, identificamos que o apoio da gestão escolar, embora essencial, ainda é insuficiente em muitos casos, devido a fatores como falta de financiamento e políticas inadequadas. Como possibilidade de avanços, os dados revelam que a preferência por cursos online destaca a importância da flexibilidade e da diversidade de opções para a formação continuada dos professores. Portanto, para a integração das tecnologias digitais, é importante oferecer suporte contínuo, recursos adequados e incentivos para a formação continuada dos professores.