Banca de DEFESA: ANDRESSA PIRES MARASSI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA PIRES MARASSI
DATA : 01/07/2024
HORA: 08:30
LOCAL: online
TÍTULO:

ROBÓTICA EDUCACIONAL COM O SOFTWARE PICTOBLOX E PLACA ARDUINO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DA MATEMÁTICA E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática; Pensamento computacional; Robótica educacional; PictoBlox; Placa Arduino Uno.


PÁGINAS: 214
RESUMO:

A sociedade contemporânea está em constante transformação devido ao acelerado surgimento de novas tecnologias, principalmente as digitais. Contudo, a mesma proporção de impacto não tem sido observada nos sistemas educacionais. A inserção de novas tecnologias exige da sociedade o domínio de novas habilidades, destacando-se, no cenário atual, o pensamento computacional. Nesse contexto, a robótica educacional emerge como uma estratégia promissora para introduzir tecnologias na educação e contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades, incluindo Matemática e pensamento computacional. Esta pesquisa busca compreender as contribuições e dificuldades que emergem do uso da robótica educacional, utilizando o software de programação visual PictoBlox e placa Arduíno Uno, para o desenvolvimento de habilidades da Matemática e do pensamento computacional com estudantes do Ensino Médio. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa abordou a seguinte questão norteadora: “quais são as principais contribuições e dificuldades da robótica educacional, com o uso do software de programação visual PictoBlox e placa Arduino Uno, para o ensino da Matemática e o desenvolvimento do pensamento computacional com estudantes do Ensino Médio?”. A produção de dados foi realizada por meio de um experimento de ensino com doze estudantes do Ensino Médio do município de Barra do Bugres – MT, com duração de sessenta horas. Os procedimentos de coleta de dados incluíram a observação participante, questionários, roda de conversa e registros audiovisuais. Seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa, a análise dos dados foi conduzida à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Foram consideradas três categorias: (i) ‘Robótica educacional com o software PictoBlox e placa Arduino Uno’, com três subcategorias e onze unidades de sentido; (ii) ‘Desenvolvimento de habilidades da Matemática e de pensamento computacional por meio da robótica educacional’, com duas subcategorias e dez unidades de sentido; (iii) ‘Usabilidade e potencial do software PictoBlox’, com uma subcategoria e quatro unidades de sentido. A análise evidenciou que a robótica educacional com o PictoBlox e a placa Arduino Uno favorece a mobilização e o desenvolvimento de habilidades da Matemática e do pensamento computacional. Entre as principais contribuições destacam-se o aprendizado ativo, a colaboração e o trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades da cultura digital, a motivação dos estudantes e a integração transversal da Matemática com outras disciplinas. No entanto, também foram identificadas dificuldades, como desafios na compreensão e aplicação de conceitos eletrônicos, problemas técnicos e a necessidade de componentes e recursos tecnológicos de qualidade. Conclui-se que a robótica educacional, utilizando o PictoBlox e a placa Arduino Uno, é uma abordagem promissora para enriquecer o ensino da Matemática e fomentar habilidades essenciais para o século XXI, ao mesmo tempo em que exige atenção a obstáculos técnicos e pedagógicos para sua implementação eficaz.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 77541011 - DIEGO PIASSON
Interno - 84819003 - WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
Externa à Instituição - Luciane Mulazani dos Santos - EDESC
Notícia cadastrada em: 05/06/2024 11:52
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