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SERGIO JOSÉ TERLIZZI
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DE ERNESTO CARDENAL MARTÍNEZ E PEDRO CASALDÁLIGA: UM OLHAR NA POESIA DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
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Orientador : EDSON FLAVIO SANTOS
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Data: 05/03/2025
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A presente pesquisa versa sobre a comparação da lírica de Ernesto Cardenal Martínez e Dom Pedro Casaldáliga, contrastando suas obras: por um lado, o poema “Canção da foice e o feixe” do poeta e bispo espanhol naturalizado brasileiro e, por outro, o chamado “Salmo 57” do sacerdote, revolucionário e poeta nicaraguense. Para isso, esta pesquisa aborda as principais caraterísticas da chamada Teologia da Libertação, teoria à qual nossos poetas aderem. Desta forma, teremos a possibilidade de apurar o contexto social no qual os escritores estavam inseridos para, seguidamente, ampliar com as suas biografias. Assim avocaremos nosso trabalho à análise individual de dois poemas de cada um deles: “Identidad” e “Trovas ao Cristo libertador” de Pedro Casaldáliga e “Salmo 48” e “Reflexiones de un ministro” de Ernesto Cardenal Martínez. Para isso, propomos a abordagem analítica do fenômeno poético por meio do uso do método hermenêutico para proceder à posterior interpretação e reflexão sobre os textos escolhidos, assim estaremos em condições de estabelecer os elos entre as obras dos autores. Para abordarmos o fenômeno faremos uso de autores tais como: Aristóteles (1991), Karl Marx (2013), Octavio Paz (1956), Antônio Candido (2000), Ezra Pound (2006), Thomas Hobbes (2003), Jean Jaques Rosseau (1999), Nicolau Maquiavel (2004), Carl Von Clausewitz (2009), Benjamin Abdala Junior (2007) entre outros que se fizerem necessários.
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This research focuses on the comparison of the lyrics of Ernesto Cardenal Martínez and Dom Pedro Casaldáliga, contrasting their works: on the one hand, the poem “Canto de la hoz y el haz” by the Spanish poet and bishop naturalized Brazilian and, on the other, the so-called “Salmo 57” by the Nicaraguan priest, revolutionary and poet. To this end, this research addresses the main characteristics of the so-called Liberation Theology, a theory to which our poets adhere. In this way, we will be able to ascertain the social context in which the writers were inserted and then expand on their biographies. We will therefore focus our work on the individual analysis of two poems from each of them: “Identidad” and “Trovas al Cristo libertador” by Pedro Casaldáliga and “Salmo 48” and “Reflexiones de un Ministro” by Ernesto Cardenal Martínez. To this end, we propose an analytical approach to the poetic phenomenon through the use of the hermeneutic method to proceed with the subsequent interpretation and reflection on the chosen texts, thus being able to establish the links between the authors’ works. To address the phenomenon, we will use authors such as: Aristotle (1991), Karl Marx (2013), Octavio Paz (1956), Antônio Candido (2000), Ezra Pound (2006), Thomas Hobbes (2003), Jean Jaques Rosseau (1999), Nicolau Maquiavel (2004), Carl Von Clausewitz (2009), Benjamin Abdala Junior (2007) among others that may be necessary.
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PÂMELA DOS REIS
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A EXPERIÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A VOZ NARRATIVA EM FLORES PARA ALGERNON, DE DANIEL KEYES
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Orientador : HELVIO GOMES DE MORAES JUNIOR
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Data: 11/03/2025
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Esta pesquisa propõe uma investigação analítico-literária sobre a voz narrativa no romance Flores para Algernon (2018), de Daniel Keyes. A obra apresenta a jornada de Charlie Gordon, um protagonista com deficiência intelectual, submetido a uma cirurgia que promete aumentar sua inteligência. A narrativa, estruturada em relatórios de progresso escritos pelo próprio Charlie, expõe os impactos do procedimento em sua cognição, bem como as implicações emocionais e sociais dessa transformação. O estudo investigou as dimensões utópicas e distópicas da obra, além de abordar a dimensão trágica de sua vida, baseada principalmente na relação com sua mãe. Dilemas éticos e científicos gerados pela busca pela perfeição intelectual e seus custos emocionais também foram questões analisadas nesta pesquisa. Fundamentada em teóricos como Benjamin (1985), Booth (2022), Friedman (2002), Candido (2006) e Suvin (2015), a pesquisa visa contribuir para a fortuna crítica de Keyes, oferecendo novas interpretações sobre as conexões entre literatura, ética, ciência e questões sociais.
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This research proposes an analytical-literary study of the narrative voice in Daniel Keyes' novel Flowers for Algernon. The novel tells the story of the protagonist Charlie Gordon, who has an intellectual disability and undergoes surgery to increase his intelligence. The narrative, told in the form of progress reports, follows the young man's journey as a subject of the experiment, previously conducted only on the rat Algernon, who gives the book its name. The research aims to understand the construction of the character-narrator and its transformations throughout the narrative, also considering the ethical and social issues related to intellectual disability. To this end, the research will be based on authors such as Benjamin (1985), Booth (2022), Friedman (2002) e Candido (2006), Suvin (2015), among others. Reflections on Keyes' work (2018) will seek an approach that can contribute to the construction of a critical analysis of the novel in the field of literary studies.
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TAMIRES SCHNEIDER
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NÃO PRESTA PRA NADA: AUTORIA FEMININA E ENSINO NOS CONTOS DE MARTA HELENA COCCO
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Orientador : ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
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Data: 17/03/2025
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A obra Não presta pra nada (2016) é uma coletânea de contos que mergulha nas complexidades da experiência feminina, os quais tecem narrativas que se entrelaçam com a realidade social e as relações humanas. A autora, Marta Helena Cocco, constrói um mosaico de personagens femininas fortes e resilientes, que enfrentam desafios e superam obstáculos em um contexto muitas vezes hostil. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, norteia-se pela literatura produzida em Mato Grosso, em articulação com a escrita feminina, a partir da obra Não presta pra nada (2016), de Marta Helena Cocco. Ademais, busca-se responder à possibilidade de aplicação da obra em sala de aula, com o intuito de formar leitores literários e cidadãos críticos. A pesquisa organiza-se em três capítulos. O primeiro oferece um panorama histórico da leitura, abordando a inserção da mulher nesse universo, com base em Lajolo e Zilberman (2019). Também investiga a formação do leitor e o letramento literário, fundamentando-se em Cosson (2022), e analisa teorias que sustentam a compreensão da leitura literária, bem como os textos da estética da recepção de Iser (1996) e Jauss (1994). O segundo capítulo aprofunda a discussão sobre a escrita feminina, com foco nos contextos brasileiro e mato-grossense. A análise é embasada pelas teorias de Gagnebin (1997) e complementada pela perspectiva de Marina Warner (1999), que discute o papel das mulheres como narradoras e destaca a sensibilidade como uma característica marcante dessa função. A historiadora Michelle Perrot (2005) contribui para a análise no que tange ao silêncio imposto às mulheres, além da expectativa de que estas se restringissem ao espaço doméstico. Além do mais, com base nos estudos de Nadaf (2004) e Walker (2018), realiza-se uma reflexão crítica acerca da produção literária feminina em Mato Grosso, evidenciando as especificidades e os desafios enfrentados pelas escritoras mato-grossenses. Por fim, o terceiro capítulo dedica-se à análise de três contos da obra literária Não presta pra nada (2016): “Cinco Marias”, “Roupa suja” e “Palavra difícil”. Sob a ótica da literatura feminina, evidencia-se uma estética singular, caracterizada por sensibilidade única e uma visão de mundo que subverte padrões tradicionais. Portanto, a obra se presta ao trabalho em sala de aula, posicionando-se como um recurso importante para a educação, a promoção da igualdade de gênero e a formação de leitores literários. Por conseguinte, a leitura e a análise crítica da obra contribuem significativamente para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e engajados com as questões sociais contemporâneas.
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Não Presta Pra Nada (2016) is a collection of short stories that delves into the complexities of the female experience, weaving narratives that intertwine with social reality and human relationships. The author, Marta Helena Cocco, builds a mosaic of strong and resilient female characters who face challenges and overcome obstacles in an often hostile world. The research is structured in three chapters, the first dedicated to a historical overview of reading and the insertion of women in this universe, based on Lajolo & Zilberman (2019); it investigates the formation of the reader and literary literacy based on Cosson (2006); and analyzes the theories that support the understanding of literary reading, as well as the texts on the aesthetics of reception by Iser (1996) and Jauss (1994). The second chapter delves into the discussion on female writing, focusing on the Brazilian and Mato Grosso contexts. The analysis is based on Gagnebin's (1997) theories, followed by Marina Warner's (1999) view on the role of women as narrators, highlighting sensitivity as a striking characteristic of this role. Historian Michelle Perrot (2005) contributes to the analysis by discussing the silence imposed on women and the expectation that they would exclusively occupy the domestic space. Based on the studies of Walker (2018) and Nadaf (2004), a critical analysis of female literary production in Mato Grosso is made, highlighting the specificities and challenges faced by female writers from Mato Grosso. Finally, the analysis of three short stories from the literary work Não presta pra nada (2016), by Marta Helena Cocco: “Cinco Marias”, “Roupa sujo” and “Palavras difícil”.
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DANIELA PATRICIA PEREIRA DOS SANTOS
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Reverberações da diáspora e reflexões sobre identidade em Torto Arado, de Itamar Vieira
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Orientador : MARINEI ALMEIDA
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Data: 20/03/2025
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O sistema escravagista foi abolido há mais de um século no Brasil e os traumas gerados pelo regime de exploração dos escravizadas continuam a reverberar na sociedade contemporânea, que penaliza os descendentes de africanos ao submetê-los à discriminação racial e à marginalização social. O romance Torto arado (2019), de Itamar Vieira Júnior, retrata essa população em suas subjetividades e é objeto de pesquisa dessa Dissertação que propõs investigar a constituição das identidades das personagens oriundas do fenômeno diaspórico africano. A proposta foi analisar os meandros da relação indissociável entre identidade e lugar e os efeitos dessa intersecção para a expansão da consciência identitária e emancipação das personagens na narrativa. A dinâmica que liga o sujeito à terra é questionada pelos descendentes de africanos escravizados que foram tirados “à força” de seus chãos e que, historicamente, foram condenados a “lugar nenhum”, um lugar em que habita o complexo de inferioridade (Fanon, 2008). No romance, esse lugar nenhum é nomeado pela expressão “viver de morada” (Vieira Jr. 2019, p.179). A trama abrange a complexidade da composição identitária do sujeito migrante a partir de África, considerando que a diáspora e o deslocamento forçado promovem identidades múltiplas (Hall, 2003) e que as identidades mudam em relação com outras identidades, com outros territórios reais ou imaginários (Glissant, 2011). Ao contextualizar as reverberações da diáspora para as questões identitárias e a ecoar sobre a importância do reconhecimento em suas individualidades (Bhabha, 1998), Torto arado dialoga com a sociedade brasileira sobre o direito de existir dessa população historicamente invisibilizada e silenciada, mas que pode lutar contra essa sujeição (Spivak, 2010). As vozes das personagens negras provocam o deslocamento literário para uma perspectiva diferente (Candido, 1995) e levam o leitor a refletir e a repensar sobre a presença e o lugar dos negros na sociedade brasileira. No romance, a saga de Bibiana, Belonísia e seu povo é construída de forma que as personagens são levadas a uma imersão em suas subjetividades para acessar os elementos que moldam suas identidades como a memória, a ancestralidade africana, a religião, os costumes, as tradições. Ao descobrirem quem são, além dos rótulos de trabalhadores ou moradores, ao apropriarem de suas identidades, individual e coletiva, e assumirem a condição de quilombolas, as famílias que vivem na fazenda Água Negra assumem a postura de enfrentamento contra o regime de exploração tradicionalmente imposto aos descendentes de africanos no Brasil.
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The identity constitution of the characters in Torto arado, by Itamar Vieira Júnior, who are descendants of enslaved blacks who were subjected to the African diasporic phenomenon, is the scope of this master's thesis. The proposal is to investigate the intricacies of the inseparable relationship between identity and place, amid the traumas generated by slavery in Brazil, and the effects of this intersection on the expansion of identity consciousness and emancipation of the characters in the narrative. The dynamic linking the subject to the land is questioned by the descendants of enslaved Africans who were forcibly removed from their homelands and historically condemned to nowhere, a place where the inferiority complex dwells (Fanon, 2008). In the novel, this “nowhere” is named by the expression “viver de morada”. (Vieira Júnior, 2019, p.179). The plot covers the complexity of the migrant subject's identity composition from Africa, considering that diaspora and forced displacement promote multiple identities (Hall, 2003) and that identities change in relation to other identities, to other real or imaginary territories (Glissan, 2011). By contextualizing the reverberations of the diaspora for identity issues and echoing the importance of recognition in their individualities (Bhabha, 2018), Torto arado dialogues with Brazilian society about the right to exist of this historically invisible and silenced population, but which can fight against this subjection (Spivak, 2010). The voices of the black characters provoke a literary shift to a different perspective (Candido, 1995) and lead the reader to reflect and rethink the presence and place of black people in Brazilian society, who have historically been relegated to social marginalization. By taking ownership of their individual and collective identities and assuming the status of quilombolas, the families of Água Negra de Torto arado take a stance of confrontation against the exploitative regime that has traditionally served the descendants of Africans in Brazil.
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KÉRLI SIMONE MEZOMO SILVA
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DO ÍNTIMO AO PROCLAMADO, O MANIFESTO AUTOESCRITURAL DE PEDRO CASALDÁLIGA EM CREIO NA JUSTIÇA E NA ESPERANÇA
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Orientador : EDSON FLAVIO SANTOS
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Data: 22/03/2025
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O estudo que ora se apresenta debruça-se sobre a obra Creio na Justiça e na Esperança (1978) de autoria de Pedro Casaldáliga e investiga a presença de elementos que possam estabelecer diálogos com os gêneros literatura de testemunho, autobiografia, autoficção e diário, os quais englobam o universo das escritas de si. Amparados pelos estudos de Seligmann-Silva (2003) (2005), Philippe Lejeune (2008) (2013), Faedrich (2014), Figueiredo (2022) e Noronha (2016) buscamos delinear sobre qual dos gêneros citados se apoia a obra de Casaldáliga, cuja estrutura formal se apresenta diferenciada. Nossa hipótese de que a obra trata-se de um hibridismo textual foi comprovada ao constatarmos a presença do testemunho em uma autobiografia, pincelada por excertos de diário, constituindo-se em uma narrativa de intrigante leitura. Quanto à autoficção, compreendemos que o pacto de leitura a que ela obedece (ambiguidade) não coaduna com o contexto de escrita do autor. As observações também evidenciaram que a prosa casaldaliana contribui para a ressemantização de produções literárias que emergem fora dos moldes canônicos.
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This study looks at the work I Believe in Justice and Hope (1978) by Pedro Casaldáliga and investigates the presence of elements that can establish dialogues with the genres of testimonial literature, autobiography, autofiction and diary, which encompass the universe of self-writing. Supported by the studies of Seligmann-Silva (2003) (2005), Philippe Lejeune (2008) (2013), Faedrich (2014), Figueiredo (2022) and Noronha (2016), we sought to delineate which of the aforementioned genres Casaldáliga's work is based on, whose formal structure is different. Our hypothesis that the work is a textual hybrid was proven when we found the presence of testimony in an autobiography, brushed with excerpts from a diary, making it an intriguing narrative to read. As for autofiction, we understand that the reading pact it obeys (ambiguity) does not match the author's writing context. The observations also showed that Casaldal's prose contributes to the resemanticization of literary productions that emerge outside the canonical molds.
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ANDRÉIA NEVES DE SOUZA
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IKUIAPÁ: NA BOCA DO PARI: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA JUVENIL EM MATO GROSSO
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Orientador : AROLDO JOSE ABREU PINTO
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Data: 25/03/2025
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A presente dissertação tem, como objetivo central, a análise da obra literária intitulada: Ikuiapá: na boca do Pari (2020), de Anna Maria Ribeiro Costa e Rosemar Eurico Coenga, bem como o desenvolvimento de uma proposta de mediação de leitura literária voltada ao ensino de literatura juvenil, no contexto de sala de aula. A pesquisa científica investiga o modo como as representações culturais e identitárias, presentes na obra literária em questão, contribuem à formação de sujeitos leitores crítico-reflexivos, além de postular estratégias de mediação de leitura literária as quais promovam uma leitura mais fluida em um contexto educacional. A metodologia utilizada para este estudo consistiu por uma abordagem crítica para que pudéssemos explorar a materialidade literária da obra, enfatizando a importância dos mitos e da identidade no processo de (re)construção e (re)formulação do sujeito leitor. Ademais, propõe-se uma mediação de leitura que se integre as metodologias relativas ao letramento literário, ao método recepcional e a metodologias ativas, com o intuito de fomentar a prática da leitura literária no âmbito do ensino. Por fim, esperamos que os resultados desta investigação contribuam à construção de uma possibilidade de mediação de leitura literária que valorize a identidade sociocultural e, ao mesmo tempo, potencialize o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo de/entre os sujeitos em etapa de formação escolar.
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This thesis has, as its central objective, the study of the literary work entitled: Ikuiapá: na boca do Pari (2020), by Anna Maria Ribeiro Costa and Rosemar Eurico Coenga, and the implementation of a mediation project for literary reading focused on teaching youth literature in the context of the classroom. The scientific research looks at how the cultural and identity representations present in the literary work in question contribute to the formation of critical-reflective readers, in addition to proposing literary reading mediation strategies that promote more fluid reading in an educational context. The methodology employed for this study was a critical approach so that we could examine the literary materiality of the work, focusing on the significance of myths and identity in the process of (re)construction and (re)formulation of the readers. Moreover, we propose a reading mediation that includes methodologies related to literary literacy, the receptive method and active methodologies, with the aim of promoting the practice of literary reading in teaching. Finally, we trust that this research can contribute to the construction of a literary reading mediation program that recognizes socio-cultural identity and, at the same time, supports the development of critical and reflective thinking in and among schoolchildren.
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SUZELY FERREIRA DA SILVA
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POÉTICA DOS OSSOS: EXPERIÊNCIAS E HERANÇA ANCESTRAL EM JARDIM DE OSSOS DE MARLI WALKER
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Orientador : EDSON FLAVIO SANTOS
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Data: 29/03/2025
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Esta dissertação tem como objetivo realizar uma análise de alguns poemas da obra Jardim de Ossos (2020), escrita pela autora Marli Walker. As composições escolhidas destacam-se pela utilização da metáfora dos ossos como símbolo das experiências adquiridas ao longo do tempo, termo utilizado no título deste trabalho para abarcar as vivências pessoais e coletivas, as marcas do passado e os legados culturais que moldam a identidade dos sujeitos. A obra aborda de maneira profunda questões como memória, entendida, com base em Giorgio Agamben (2009), como uma relação crítica com o tempo, permitindo ao sujeito revisitar o passado para compreender o presente; identidade, vista como uma construção subjetiva e socialmente mediada, em consonância com Antonio Candido (1995), que enfatiza a capacidade da literatura de transpor o real para o imaginário; herança cultural, que remete à transmissão de tradições e saberes ao longo do tempo, conforme explorado por Manuel de Barros (2005), ao destacar o poder transformador da poesia em dar sentido ao ordinário; e a complexa ligação entre passado e presente, que na obra de Walker se expressa pela ressurreição contínua do passado no presente, em um processo que Jean-Luc Nancy (2005) considera parte essencial da criação poética, sempre em construção e aberta a múltiplas interpretações.
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This dissertation aims to analyze some poems from the work Jardim de Ossos (2020), written by the author Marli Walker. The selected compositions stand out for using the metaphor of bones as a symbol of the experiences acquired over time, a term used in the title of this work to encompass personal and collective experiences, the marks of the past, and the cultural legacies that shape the identity of individuals. The work deeply addresses issues such as memory, understood, based on Giorgio Agamben (2009), as a critical relationship with time, allowing the individual to revisit the past in order to understand the present; identity, seen as a subjective and socially mediated construction, in line with Antonio Candido (1995), who emphasizes literature’s ability to transpose reality into imagination; cultural heritage, referring to the transmission of traditions and knowledge over time, as explored by Manuel de Barros (2005), highlighting the transformative power of poetry in giving meaning to the ordinary; and the complex connection between past and present, which in Walker's work is expressed by the continuous resurrection of the past in the present, in a process that Jean-Luc Nancy (2005) considers an essential part of poetic creation, always in construction and open to multiple interpretations.
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VAGNER BATISTA WEIS
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"Como forma de ser eu mesmo": homoerotismo e desolação no romance Pai, Pai, de João Silvério Trevisan
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Orientador : SAMUEL LIMA DA SILVA
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Data: 31/03/2025
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А pеsquіsа іnvеstіgа o romаncе brasileiro contеmporânеo Pai, Pai (2017), dе João Sіlvérіo Trеvіsаn, cеntrаndo-sе nа аusêncіа pаtеrnа como umа prеsеnçа conflіtuosа quе moldа а jornаdа do narrador-protаgonіstа, João. А nаrrаtіvа еxplorа а іnfâncіа do personagem pеrmеаdа por еxpеrіêncіаs dolorosаs е trаumátіcаs, dеstаcаndo tеmаs como culpа, аbаndono pаtеrno, homofobіа е а lutа pеlo rеconhеcіmеnto do dеsеjo homoerótico. Еssеs еlеmеntos compõеm umа dіеgеsе romаnеscа dеnsа е cаrrеgаdа dе dеsolаção, na qual João еnfrеntа não аpеnаs аs еxpеctаtіvаs socіаіs, mаs tаmbém quеstõеs profundаs sobrе suа іdеntіdаdе е sеxuаlіdаdе. А pеsquіsа аdotа um аrcаbouço tеórіco quе іncluі pеnsаdorеs como Bаtаіllе (1987), Bаrthеs (2018), Foucаult (1984), Sеdgwіck (2003) е Rіcoеur (2007), cujаs tеorіаs ofеrеcеm pеrspеctіvаs crítіcаs pаrа еxplorаr а complеxіdаdе dаs tеmátіcаs аbordаdаs nа obrа dе Trеvіsаn. A fundamentação teórica aqui empregada circunspeciona o romаncе no que tange à іdеntіdаdе, dеsеjo, dеsolаção e memória, tópicas essas sempre atreladas à voz narrativa em questão. Nesse sentido, ao аbordаrmos questões relacionadas ao homoеrotіsmo literário, bem como іdеntіdаdе, а pеsquіsа vіsа contrіbuіr pаrа o еntеndіmеnto dаs rеprеsеntаçõеs lіtеrárіаs acerca dаs mаsculіnіdаdеs е dаs еxpеrіêncіаs dіssіdеntеs nа lіtеrаturа, ao passo que também valora os elementos literários enquanto estatutos de enunciação para tais discursos.
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The research involves the contemporary Brazilian novel Pai, Pai (2017), by João Sіlvérіo Trеvіsаn, focusing on its absence as a prеsеn This is the conflict that shapes the journey of the narrator-protagonist, João. It explores the childhood of the character left behind by experiences It's painful and traumatic, exposing themes such as guilt, paternal abandonment, homophobia and the struggle for recognition of homoerotic desire. These elements compose a dіеgеsе romantic romance, in which João is faced with nothing you society, but also deep questions about your identity and sex. The research adopts a theoretical framework that includes researchers such as Bаtаіllе (1987), Bаrthеs (2018), Foucаult (1984), Sеdgwіck (2003) and Rіcoеur (2007), whose tеorіаs ofеrеcеm pеrspеctіvаns critіcаs to explore а complex of tеmatіcаs approaches nа work dе Trevisan. The theoretical basis employed here circumspects the novel in terms of identity, desire, desolation and memory, topics that are always linked to the narrative voice in question. In this sense, when addressing issues related to literary homoeroticism, as well as identity, the research aims to contribute to the understanding of literary representations of masculinities and different experiences in literature, while also valuing literary elements as statutes of enunciation for such discourses.
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WILLIAN BARBOSA CAETANO
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Entre tranças e páginas: representação do cabelo da menina negra na literatura infantil contemporânea em Mato Grosso
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Orientador : ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
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Data: 31/03/2025
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A literatura infantil e juvenil brasileira historicamente negligenciou a diversidade racial, perpetuando estereótipos e invisibilizando a população negra. Esta dissertação analisa a literatura contemporânea voltada para crianças, com foco na representação do cabelo da menina negra, a partir da obra Cabelo Ruim? (2006), de Neusa Baptista Pinto. A pesquisa parte da compreensão de que o racismo estrutural se manifesta na literatura e na educação, impactando diretamente a autoestima e a identidade das crianças negras. O estudo propõe que a literatura infanto-juvenil, quando comprometida com a valorização da diversidade, pode atuar como ferramenta na desconstrução de padrões racistas e na promoção da educação antirracista. Dessa forma, investiga como a obra analisada retrata questões de racismo e autoaceitação, além de examinar o impacto das narrativas na construção da identidade racial infantil. O referencial teórico inclui autores como Regina Zilberman, Nilma Lino Gomes e Stuart Hall, além de abordagens dos Estudos Decoloniais, como Frantz Fanon e Aníbal Quijano. A metodologia adotada é baseada em análise qualitativa e interpretativa, considerando o papel da literatura na formação social e na construção de um imaginário mais inclusivo. A pesquisa também dialoga com a tradição da literatura infanto-juvenil no Brasil, particularmente em Mato Grosso, e sua relação com a ideologia dominante, destacando a forma como personagens negros foram historicamente retratados. A dissertação reforça a importância de narrativas que promovam o empoderamento da identidade negra desde a infância e a necessidade de práticas educativas mais inclusivas. Conclui que a literatura não apenas reflete a sociedade, mas pode atuar como agente de transformação, contribuindo para um ambiente mais igualitário e representativo para todas as crianças.
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Brazilian children's and young adult literature has historically neglected racial diversity, perpetuating stereotypes and rendering the Black population invisible. This dissertation analyzes contemporary children's literature, focusing on the representation of Black girls' hair through the book Cabelo Ruim? (2006) by Neusa Baptista Pinto. The research is based on the understanding that structural racism manifests in literature and education, directly impacting the self-esteem and identity of Black children. The study proposes that children's and young adult literature, when committed to valuing diversity, can serve as a tool for deconstructing racist standards and promoting anti-racist education. In this regard, it investigates how the analyzed work addresses issues of racism and self-acceptance, as well as examines the impact of narratives on the construction of racial identity in childhood. The theoretical framework includes authors such as Regina Zilberman, Nilma Lino Gomes, and Stuart Hall, along with approaches from Decolonial Studies, including Frantz Fanon and Aníbal Quijano. The adopted methodology is based on qualitative and interpretative analysis, considering the role of literature in social formation and in building a more inclusive imaginary. The research also dialogues with the tradition of children's and young adult literature in Brazil, particularly in Mato Grosso, and its relationship with dominant ideology, highlighting how Black characters have been historically portrayed. The dissertation reinforces the importance of narratives that promote the empowerment of Black identity from childhood and the need for more inclusive educational practices. It concludes that literature not only reflects society but can also act as an agent of transformation, contributing to a more egalitarian and representative environment for all children.
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SAMARA CRISTINA LOPES RODRIGUES
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ENTRE O ENLUARAR E A ESCREVIVÊNCIA: POESIA NEGRA DE AUTORIA FEMININA DE CONCEIÇÃO EVARISTO E LUCIENE CARVALHO
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Orientador : EDSON FLAVIO SANTOS
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Data: 03/05/2025
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Nesta dissertação, realizou-se o estudo analítico das obras Poemas da recordação e Outros Movimentos (2008), da escritora Conceição Evaristo, e Na pele (2020), de Luciene Carvalho. Por meio dessas obras, investigou-se a articulação das identidades femininas através do texto poético de autoria de mulheres negras, com o objetivo de compreender as articulações entre a poesia e o contexto social, especialmente no que concerne às temáticas relacionadas, identidade, cultura e a resistência das mulheres negras na sociedade. Definiram-se como propósito investigativo as representações femininas presentes nos poemas, bem como seus contextos históricos, sociais e políticos, destacando a importância da literatura escrita por mulheres negras para a literatura brasileira. Buscou-se, portanto, analisar, a partir dos poemas selecionados, as configurações que estabelecem o lugar da mulher negra no mundo contemporâneo, assim como as estruturas que impactam diretamente a mobilidade desses corpos, mediante as vozes e vivências de mulheres negras que ecoam nas obras estudadas. Baseamo-nos em pressupostos analíticos postulados pelos estudos comparatistas, para estabelecer um diálogo crítico entre as obras, considerando seus contextos culturais, estéticos e históricos. Sob a luz dos conceitos estabelecidos por Candido (1996, 2006) e Paz (1984), realiza-se análises dos aspectos estéticos e estruturais dos poemas selecionados. Para aprofundar as reflexões sobre a literatura de autoria feminina negra e a importância do protagonismo e autoria de mulheres negras em/de obras literárias, utilizou-se os postulados teóricos formulados por autoras que discorrem sobre o feminismo negro, tais como: Collins (2016); Carneiro (1985, 2004, 2005); Davis (2018); Dalcastagnè (2014); Gonzalez (1982, 2010); Oyewùmi (2021); Ribeiro (2019); Santos (2021); Santiago (2010); entre outras (os).
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This dissertation analyzed the works Poemas da recordação e Outros Movimentos (Poems of Remembrance and Other Movements, 2008), by the writer Conceição Evaristo, and Na pele (On the Skin, 2020), by Luciene Carvalho. Through these works, we investigated the articulation of female identities through poetic texts written by black women, with the aim of understanding the links between poetry and the social context, especially with regard to themes related to identity, culture and the resistance of black women in society. The aim was to investigate the female representations present in the poems, as well as their historical, social and political contexts, highlighting the importance of literature written by black women for Brazilian literature. We therefore sought to analyze, based on the poems selected, the configurations that establish the place of black women in the contemporary world, as well as the structures that directly impact the mobility of these bodies, through the voices and experiences of black women that echo in the works studied. We used the analytical assumptions of comparative studies to establish a critical dialog between the works, considering their cultural, aesthetic and historical contexts. In the light of the concepts established by Candido (1996, 2006) and Paz (1984), we analyze the aesthetic and structural aspects of the selected poems. In order to deepen the reflections on black women's literature and the importance of the protagonism and authorship of black women in/of literary works, we used the theoretical postulates formulated by authors who discuss black feminism, such as: Collins (2016); Carneiro (1985, 2004, 2005); Davis (2018); Dalcastagnè (2014); Gonzalez (1982, 2010); Oyewùmi (2021); Ribeiro (2019); Santos (2021); Santiago (2010); among others.
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SILVANA RODRIGUES PINTO VERCIANO
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LETRAMENTO LITERÁRIO: O EMPODERAMENTO FEMININO NAS HISTÓRIAS DE MARINA COLASANTI E SEU IMPACTO NO ENGAJAMENTO DO LEITOR
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Orientador : ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
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Data: 07/07/2025
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Neste trabalho, discute-se o letramento literário como ferramenta de empoderamento feminino e autodesenvolvimento, investigando o impacto dos contos de Marina Colasanti no engajamento de leitores adolescentes. A pesquisa explora como narrativas que abordam temas de gênero e identidade promovem reflexão crítica e conexão emocional significativa com os leitores, ultrapassando as habilidades técnicas da leitura. Contos como Para que ninguém a quisesse, Entre a Espada e a Rosa, Entre as folhas do verde O e A Moça Tecelã serviram como base para oficinas realizadas com estudantes do ensino médio, incentivando-os a explorar e criar narrativas próprias, promovendo o prazer pela leitura e o desenvolvimento do autoconhecimento. Ancorada em teóricos como Soares (2006, 2009), Cosson (2012), Candido (1995, 2011), Lajolo (1993) e Freire (1989, 2007), a pesquisa destaca o papel da literatura como prática social fundamental para a construção de uma consciência crítica e libertadora. Inspirada nas teorias de Beauvoir (1970) e Butler (2003), que discutem a construção social da identidade de gênero, considera-se a literatura como meio de desconstrução de estereótipos, fornecendo aos leitores ferramentas para compreender as dinâmicas de poder que moldam a identidade. Jouve (2002) contribui com a visão da leitura como caminho para o autoconhecimento, enquanto Todorov (2010) e Zilberman (2009) defendem a literatura como meio humanizador e emancipador, essencial para a formação crítica dos jovens. O estudo destaca como os contos de Colasanti atuam na conscientização sobre identidade e empoderamento feminino, especialmente por meio de personagens que desafiam normas patriarcais e exploram sua autonomia. Conclui-se que o letramento literário, mediado por narrativas como as de Colasanti, não apenas fomenta o empoderamento e a conscientização sobre identidade, mas também forma leitores engajados e reflexivos, preparados para dialogar com o mundo e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sensível às questões de gênero.
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This study discusses literary literacy as a tool for female empowerment and self-development, investigating the impact of Marina Colasanti's short stories on the engagement of adolescent readers. The research explores how narratives addressing themes of gender and identity foster critical reflection and emotional connection, going beyond the technical skills of reading. Stories such as Para que ninguém a quisesse (So That No One Would Want Her), Entre a Espada e a Rosa (Between the Sword and the Rose), Entre as folhas do verde O (Among the Leaves of the Green O), and A Moça Tecelã (The Weaving Girl) served as the basis for reading workshops conducted with high school students, encouraging them to explore and create their own narratives, promoting both reading pleasure and the development of self-awareness. Anchored in theorists such as Soares (2006, 2009), Cosson (2012), Candido (1995, 2011), Lajolo (1993), and Freire (1989, 2007), the research highlights the role of literature as a fundamental social practice for building critical and emancipatory awareness. Inspired by the theories of Beauvoir (1970) and Butler (2003), which address the social construction of gender identity, literature is considered a powerful means for deconstructing stereotypes, offering readers tools to understand the dynamics of power that shape identity. Jouve (2002) contributes the view of reading as a path to self-knowledge, while Todorov (2010) and Zilberman (2009) emphasize literature as a humanizing and emancipatory medium, essential to the critical formation of young people. The study highlights how Colasanti's short stories foster awareness of identity and female empowerment, especially through characters who challenge patriarchal norms and assert their autonomy. It concludes that literary literacy, mediated through narratives such as Colasanti’s, not only promotes empowerment and identity awareness but also shapes engaged and reflective readers, prepared to interact with the world and contribute to building a more just and gender-sensitive society.
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YARA OLIVEIRA DOS SANTOS
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A pomba e a serpente: Erotismo e Feminino no romance "Tudo é rio", de Carla Madeira
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Orientador : SAMUEL LIMA DA SILVA
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Data: 30/09/2025
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A presente pesquisa investiga a configuração estético-literária de dois elementos essenciais à arquitetura do romance brasileiro contemporâneo Tudo é Rio (2014), de Carla Madeira, a saber: o erotismo e o feminino. Nesse contexto, também objetivamos compreender as experiências de exclusão, discriminação e resistência engendradas pela figura da prostituta no romance em questão. Para esta pesquisa, analisaremos as características simbólicas da personagem Lucy, prostituta e antagonista da narrativa. Observaremos, também, o modo como a protagonista da obra, Dalva, possui uma estrutura de personagem que a caracteriza como o oposto de Lucy. Portanto, a partir da perspectiva dos estudos realizados no âmbito da erótica literária, analisamos não apenas o processo configural de ambas as personagens, mas também perceber, na tradição literária brasileira, o caminho da santa e da devassa, ou da pomba e da serpente. Nesse ínterim, utilizaremos, como fundamentação teórica, primordialmente, autores como Eliane Robert Moraes (2019; 2013), Antonio Candido (2006; 2002), Georges Bataille (2013) e Leyla Perrone-Moisés (2016).
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This research investigates the aesthetic-literary configuration of two essential elements in the architecture of Carla Madeira's contemporary Brazilian novel "Tudo é Rio" (2014): eroticism and the feminine. In this context, we also aim to understand the experiences of exclusion, discrimination, and resistance engendered by the figure of the prostitute in the novel. For this research, we will analyze the symbolic characteristics of the character Lucy, a prostitute and antagonist of the narrative. We will also observe how the protagonist of the work, Dalva, possesses a character structure that characterizes her as the opposite of Lucy. Therefore, from the perspective of studies conducted within the scope of literary erotics, we analyze not only the configural process of both characters but also perceive, in the Brazilian literary tradition, the path of the saint and the debauched, or of the dove and the serpent. In the meantime, we will use, as a theoretical foundation, primarily, authors such as Eliane Robert Moraes (2019; 2013), Antonio Candido (2006; 2002), Georges Bataille (2013) and Leyla Perrone-Moisés (2016).
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LISIANE OLIVEIRA E LIMA LUIZ
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MEMÓRIA, VOZ E RESISTÊNCIA NA LITERATURA NEGROFEMININA CONTEMPORÂNEA: Conceição Evaristo e Vera Duarte
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Orientador : VERA LÚCIA DA ROCHA MAQUÊA
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Data: 24/03/2025
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A presente tese se enquadra na área de Literatura e Vida Social em Países de Língua Oficial Portuguesa do Programa de Pós- Graduação em Estudos Literários (PPGEL) e visa lançar um olhar sobre as produções escritas por duas mulheres negras de países de língua oficial portuguesa e que apresentam em comum, o desejo de utilizar a escrita como forma de desconstrução do estereótipo da mulher negra que foi alicerçado na sociedade ocidental como hipersexualizada, subalternizada e invisibilizada. As obras analisadas são: Ponciá Vicêncio, da afro-brasileira Conceição Evaristo e A candidata, da cabo-verdiana Vera Duarte. Neste estudo, identificamos as semelhanças e as dessemelhanças na produção romanesca das escritoras. A proposta foi procedermos a uma investigação que abordasse as recorrências convergentes ou até divergentes nos corpus selecionados de ambas escritoras, de tal forma que permitisse elucidar quais as formas de sobrevivência e resistência das personagens femininas em suas sociedades. Também, por meio da análise das obras, apresentamos contribuições que corroboram no avanço de pesquisas voltadas para o estudo do bildungsroman nas produções literárias femininas. Por se tratar de pesquisa bibliográfica, embasamos nossas inferências tendo em vista um aporte teórico heterogêneo: Angela Davis (2016), Antonio Candido (2000), bell hooks (2018), Benjamin Abdala Junior (2023), Cristina Ferreira Pinto (1990), Cuti (2010), Édouard Glissant (2005), Elaine Showalter (1994), Frantz Fanon (2022), Grada Kilomba (2019), Homi Bhabha (1998), Inocência Mata (2023), Lélia Gonzalez (2020), Norma Rosa Lima (2024), Regina Dalcastagnè (2012), Simone Caputo Gomes (2019), Stuart Hall (2016), entre outros teóricos. Dessa forma, por meio da escrita das autoras, elencamos as estratégias que permitiram as personagens resistir e sobreviver em sociedades, essencialmente, patriarcais. As duas obras apresentam um bildungsroman, que foge ao modelo tradicional do conceito, pois tanto Conceição Evaristo como Vera Duarte transfigura- o e antropologiza-o ao dar um desfecho harmônico para as personagens femininas.
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This thesis falls within the area of Literature and Social Life in Portuguese-Speaking Countries of the Postgraduate Program in Literary Studies (PPGEL) and aims to take a look at the works written by two black women from Portuguese-speaking countries who have in common the desire to use writing as a way of deconstructing the stereotype of black women that has been established in Western society as hypersexualized, subordinated and invisible. The works analyzed are: Ponciá Vicêncio, by Afro-Brazilian Conceição Evaristo and A Candidata, by Cape Verdean Vera Duarte. In this study, we identify the similarities and dissimilarities in the romance production of these writers. The proposal was to conduct an investigation that addressed the convergent or even divergent recurrences in the selected corpus of both writers, in such a way as to allow us to elucidate the forms of survival and resistance of female characters in their societies. Also, through the analysis of the works, we present contributions that corroborate the advancement of research focused on the study of the bildungsroman in female literary productions. Since this is bibliographical research, we base our inferences on a heterogeneous theoretical contribution: Angela Davis (2016), Antonio Candido (2000), bell hooks (2018), Benjamin Abdala Junior (2023), Cristina Ferreira Pinto (1990), Cuti (2010), Édouard Glissant (2005), Elaine Showalter (1994), Frantz Fanon (2022), Grada Kilomba (2019), Homi Bhabha (1998), Inocência Mata (2023), Lélia Gonzalez (2020), Norma Rosa Lima (2024), Regina Dalcastagnè (2012), Simone Caputo Gomes (2019), Stuart Hall (2016), among other theorists. Thus, through the authors' writing, we list the strategies that allowed the characters to resist and survive in essentially patriarchal societies. Both works present a bildungsroman that breaks away from the traditional model of the concept, as both Conceição Evaristo and Vera Duarte transfigure and anthropologize it by giving a harmonious outcome to the female characters.
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LUAN PAREDES ALMEIDA ALVES
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MACHADO DE ASSIS, RUBÉN DARÍO E A INTERFACE CRÍTICA DA CRONÍSTICAIBERO-AMERICANA DO SÉCULO XIX
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Orientador : HELVIO GOMES DE MORAES JUNIOR
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Data: 11/04/2025
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Esta tese investiga a cronística ibero-americana do século XIX a partir do cotejo de dois autores representativos: o brasileiro Machado de Assis e o nicaraguense Rubén Darío. Como recorte, são perquiridas oito crônicas publicadas no decênio de 1890, as quais engendram, em sua pauta, alguma crítica qualitativa sobre obras de escritores oitocentistas. No caso do cronista brasileiro, a seleção baseia-se em quatro crônicas lançadas na seção “A Semana”, no jornal carioca Gazeta de Notícias, a saber, em ordem cronológica: 11 de novembro de 1894, 6 de janeiro de 1895, 19 de janeiro de 1896 e 27 de dezembro de 1896. Para o cronista hispano-americano, o corpus envolve quatro textos que vieram a lume, em sua maioria, no jornal argentino La Nación, e posteriormente compilados na obra Los Raros (1896), os quais perfilam os seguintes autores: José Martí, Eugénio de Castro, Edgar Allan Poe e Max Nordau. A partir de uma revisão sistemática que engloba os binômios jornalismo-literatura, Europa-América e Modernismo-crônica, além do estudo das práticas lítero-jornalísticas ocorridas no periodismo do final do século XIX no continente americano, é possível observar diversos pontos de convergência entre a cronística brasileira e a hispano-americana, principalmente no que tange à interface crítica, embora a relação intracontinental entre os dois blocos tenha pouco relevo nos estudos acadêmicos atuais. Como referencial teórico basilar, utilizam-se os estudos dos brasileiros José Marques de Melo (1992), Antonio Candido (1989, 1992, 2006), Marlyse Meyer (1992), Lúcia Granja (2000, 2010, 2015) e Marcus Soares (2014); dos hispanófonos Ángel Rama (1982, 1985, 2001), Aníbal González (1983) e Susana Rotker (2005); e dos francófonos Marie-Ève Thérenty (2007, 2012, 2015), Alain Vaillant (2009, 2015) e Lise Andries (2011).
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This thesis investigates 19th-century Ibero-American chronicle literature through a comparative analysis of two representative authors: the Brazilian Machado de Assis and the Nicaraguan Rubén Darío. As a focus, eight chronicles published during the 1890s are examined, which, in their content, provide some qualitative criticism of 19th-century writers. For the Brazilian chronicler, the selection is based on four chronicles published in A Semana in the Rio de Janeiro newspaper Gazeta de Notícias, specifically on the following dates: November 11, 1894; June 23, 1895; January 19, 1896; and December 27, 1896. For the Hispanic-American chronicler, the corpus includes four texts published in the Argentine newspaper La Nación and later compiled in the work Los Raros, profiling the following authors: Eugénio de Castro, Rachilde, Jean Richepin, and Max Nordau. Through a systematic review encompassing the journalism-literature, Europe-America, and feuilleton-chronicle binaries, as well as the study of literary-journalistic practices in late 19th-century American journalism, it is possible to observe several points of convergence between Brazilian and Hispanic-American chronicles, especially concerning critical interface, although the intracontinental relationship between these two regions is less emphasized in current academic studies. The theoretical framework includes studies by Brazilian scholars José Marques de Melo (1992), Marlyse Meyer (1992), Lúcia Granja (2000, 2010, 2015), Marcus Soares (2014); Hispanic scholars Ángel Rama (1982, 1985), Aníbal González (1983), Susana Rotker (2005); and Francophone scholars Marie-Ève Thérenty (2007, 2012, 2015), Alain Vaillant (2009, 2015), and Lise Andries (2011).
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Rosangela Queiroz Garcia Leite Nogueira
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HISTÓRIAS DE LEITURA DE MULHERES EM SITUAÇÃO CARCERÁRIA
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Data: 16/04/2025
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Trata-se de uma pesquisa que investiga as práticas de leitura de mulheres – alunas da Escola da Penitenciária Ana Maria do Couto May- MT, portanto, em meio às adversidades. O estudo nos impele a refletir sobre as histórias de leitura rememoradas pelas alunas participantes da pesquisa, no tempo presente, para, assim, compreender suas histórias, sentidos e significados que, em contexto de adversos – cumprindo pena –, daquela instituição dão às leituras ali realizadas. Tendo como objetivo mais amplo da pesquisa, compreender e verificar as histórias, sentidos e significados da leitura que as mulheres em contextos de crise dão às leituras realizadas em situação carcerária, e específicos – observar os fatores que reforçam ou limitam as práticas de leitura no espaço prisional; observar como a leitura auxilia no processo de subjetivação das entrevistadas; conhecer quais são os textos que ajudam a viver em tempos complexos. Embora a leitura seja reconhecida como um direito fundamental, nos deparamos com a problemática instalada em grande parte de nossa sociedade, a exemplo da baixa circulação da cultura escrita nas instituições familiares, escolares, e instituições prisionais e a escassez de programas de leituras e mediadores da prática leitora. Bem como a ausência de bibliotecas nas escolas entre outros espaços – a exemplo da prisão. Nesse quadro, nos valemos de abordagens metodológicas que coadunam com o estudo, em especial, a abordagem qualitativa do tipo etnográfico, proposta por Michèle Petit, ligada à antropologia da construção do sentido – inerente ao exercício da leitura. Com o intuito de responder à proposta da coleta de dados, lançamos mão da História Oral como “método”, a qual é “usada como a solução mais acabada de prática científica, valorizando as entrevistas, com atenção essencial aos estudos, centralizando-os como ponto central, privilegiado, básico das análises” das alunas ora socialmente em confronto com a lei (Meihy e Holanda, 2020), assim como buscamos subsídio nos estudos de Petit (2010) que investiga a arte de ler em contextos de adversos, assim como em autores que reconhecem a leitura como uma prática cultural e social ligada à história dos leitores, a exemplo de Chartier (1988) e Horellou-Lafarge e Segré, ligadas a sociologia da leitura (2010). Nesse universo, pudemos observar que as alunas entrevistadas leem, para além do conhecimento almejado por elas, em busca de novos sentidos e significados por meio de apropriações singulares dos livros por elas lidos, o que, em tempos difíceis, conforme Petit (2010), pode contribuir para a reconstrução de si, adquirindo forças para “costurar a tristeza” e resistir à diversidade.
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This is research that investigates the reading practices of women – students at penitentiary school Ana Maria do Couto May- MT, therefore, in the midst of adversity. The study encourages us to reflect on the reading stories recalled by the students participating in the research, in the present time, in order to understand their stories, meanings and meanings that, in an adverse context – serving a sentence –, that institution gives to the readings carried out there. The broader objective of the research is to understand and verify the stories, senses and meanings of reading that women in crisis contexts give to readings carried out in prison situations, and specific ones – to observe the factors that reinforce or limit reading practices in the prison space; observe how reading helps in the process of subjectivation of the interviewees; know which texts help you live in complex times. Although reading is recognized as a fundamental right, we are faced with problems present in a large part of our society, such as the low circulation of written culture in family, school, and prison institutions and the scarcity of reading programs and mediators of reading practice. As well as the absence of libraries in schools and other spaces – such as prisons. In this context, we use methodological approaches that are consistent with the study, in particular, the qualitative ethnographic approach, proposed by Michèle Petit, linked to the anthropology of meaning construction – inherent to the exercise of reading. In order to respond to the data collection proposal, we used Oral History as a “method”, which is “used as the most complete solution of scientific practice, valuing interviews, with essential attention to studies, centralizing them as a central, privileged, basic point of analysis” of students sometimes socially in confrontation with the law (Meihy and Holanda, 2020), just as we seek support in the studies of Petit (2010) who investigates the art of reading in contexts of adverse, as well as in authors who recognize reading as a cultural and social practice linked to the history of readers, such as Chartier (1988) and Horellou-Lafarge and Segré, linked to the sociology of reading (2010). In this universe, we were able to observe that the students interviewed read, in addition to the knowledge they desire, in search of new meanings and meanings through unique appropriations of the books they read, which, in difficult times, according to Petit (2010), can contribute to the reconstruction of themselves, acquiring strength to “sew sadness” and resist diversity
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PAULO WAGNER MOURA DE OLIVEIRA
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História, memória, testemunho na poética de Wanderley Wasconcelos
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Orientador : OLGA MARIA CASTRILLON MENDES
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Data: 10/06/2025
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O presente trabalho visa compreender como a presença de um narrador testemunhal nos poemas do escritor contemporâneo Wanderley Wasconcelos, além de reconstituir uma cartografia humana e cultural repleta de referências sociais, memórias e personagens com uma história comum de luta pela terra, possui a capacidade de escovar a história a contrapelo, revelando a violência que foi a implantação de grandes projetos agropecuários na região do Araguaia, em Mato Grosso, destacadamente, durante o período de governo militar no Brasil. Ao contar sua história, o narrador dos poemas de Wasconcelos traz a tradição dos oprimidos e a atualidade do conceito benjaminiano, que aponta o modelo linear de progresso capitalista como produtor de catástrofes. Conceito que compreende as narrativas recalcadas pela historiografia oficial como contraponto ético e salvador frente ao modelo colonial de dominação que, historicamente, tem invisibilizado minorias camponesas que buscam alternativas para fugir da opressão e pobreza. Como referencial teórico utilizaram-se, entre outros aportes, os conceitos de história, memória, trauma e testemunho trazidos por Walter Benjamin, Márcio Seligmann-Silva, Jeanne Marie Gagnebin e os estudos sobre a história da região do Araguaia de Juliana Cristina da Rosa.
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The present work aims to understand how the presence of a testimonial narrator in the poems of contemporary writer Wanderley Wasconcelos, in addition to reconstituting a human and cultural cartography full of social references, memories and characters with a common history of struggle for land, has the ability to brush history goes against the grain, revealing the violence involved in the implementation of large agricultural projects in the Araguaia region, in Mato Grosso, particularly during the period of military government in Brazil. When telling his story, the narrator of Wasconcelos' poems brings the tradition of the oppressed and the current Benjaminian concept that points to the linear model of capitalist progress as a producer of catastrophes. Concept that comprises the narratives repressed by official historiography as an ethical and savior counterpoint to the colonial model of domination that, historically, has made peasant minorities invisible who seek alternatives to escape oppression and poverty. As a reference we use, among other theoretical contributions, the concepts of history, memory, trauma and testimony brought by Walter Benjamin, Márcio Seligmann-Silva, Jeanne Marie Gagnebin and studies on the history of the Araguaia region by Juliana Cristina da Rosa
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MARIA MADALENA DA SILVA DIAS
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DA ORALIDADE DO VERBO: A POTÊNCIA ENUNCIATIVO-CULTURAL DO ASSENTAMENTO ANTÔNIO CONSELHEIRO
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Orientador : WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA
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Data: 30/06/2025
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A presente tese tem como objetivo investigar a força narrativa das vozes que compõem a história do Assentamento Antônio Conselheiro, localizado no estado de Mato Grosso. A pesquisa valoriza a oralidade como fonte legítima de conhecimento, bem como expressão da memória, da cultura e da identidade dos trabalhadores rurais assentados. A partir de uma metodologia etnográfica, com ênfase na escuta sensível e na observação dos moradores, foram realizadas 46 entrevistas com sujeitos que participaram dos processos de luta pela terra. O corpus principal da tese é composto por 30 narrativas, resultantes da transcrição das entrevistas gravadas em áudio e vídeo nos anos de 2021 e 2022. Essas transcrições foram realizadas com atenção aos elementos não verbais respeitando, assim, a materialidade da oralidade. A tese estrutura-se em três capítulos articulados entre si: o primeiro discute os percursos migratórios dos assentados, suas motivações e vivências na luta pela terra, cruzando suas trajetórias com personagens literários do sertão, como Fabiano e Riobaldo, a fim de pensar o assentamento como um novo sertão, construído pela resistência; o segundo capítulo, por sua vez, analisa a figura do narrador oral e a potência performativa das falas. Nesse sentido, os assentados deixam de ocupar um lugar de silêncio e subalternidade para tornarem-se protagonistas de suas próprias histórias, revelando, por meio da palavra, uma força coletiva de pertencimento, resistência e afirmação. A performance da linguagem é compreendida como parte essencial da narrativa, contribuindo para a constituição de uma identidade cultural compartilhada. Por fim, o terceiro capítulo explora narrativas sobre o antigo casarão do Marechal, marcadas por elementos sobrenaturais, fantasmas e memórias da escravidão. Tais histórias, transmitidas oralmente ao longo das gerações, constroem um espaço simbólico de memória coletiva e revelam como o imaginário popular reelabora o passado. A figura de Cândido Rondon, por exemplo, emerge como um personagem histórico que transita entre o documental e o oral. A metodologia da pesquisa assume um compromisso ético com os sujeitos envolvidos. Longe de buscar uma suposta neutralidade científica, a pesquisa reconhece que todo ato investigativo é também um ato de posicionamento político e de engajamento. Dessa forma, os dados foram colhidos mediante consentimento informado, garantindo o sigilo e o respeito à identidade dos narradores. Os nomes utilizados são fictícios, e as entrevistas foram registradas com cuidado estético e técnico, com vistas à construção de um arquivo histórico que preserve a autenticidade da experiência oral. Esta tese está fundamentada em uma sólida base teórica, que articula autores como Paul Zumthor e Frederico Fernandes, os quais embasam a compreensão da performance narrativa; João Pedro Stédile e Carlos Rodrigues Brandão, cujos trabalhos contribuem para o entendimento da complexidade da reforma agrária no Brasil e da atuação do MST; e Maurice Halbwachs e Paul Ricoeur, que sustentam a análise da memória coletiva e da densidade do discurso memorialístico. Além desses, Walter Benjamin e Oscar Tacca fundamentam a reflexão sobre o papel do narrador. Somam-se a esses outros autores cujas reflexões subsidiam a leitura crítica das narrativas orais no Assentamento Antônio Conselheiro. Importa destacar que esta é a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNEMAT a abordar a potência narrativa oral do Assentamento Antônio Conselheiro. Ao dar centralidade à oralidade, a pesquisa propõe uma leitura crítica e sensível das vozes silenciadas pela história dominante, reconhecendo-as como narradoras de um Brasil profundo e resistente. Assim, por meio da(s) voz(es) dos narradores, a tese afirma a existência de um saber ancestral e popular que resiste ao apagamento.
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RAYSSA DUARTE MARQUES CABRAL
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MULHERES QUE NARRAM COM OS OUTROS: uma análise de Quarenta dias (2014) e Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende
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Orientador : VERA LÚCIA DA ROCHA MAQUÊA
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Data: 22/07/2025
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A escrita de Maria Valéria Rezende é marcada por um forte engajamento com temáticas sociopolíticas, expondo, por meio de personagens menos favorecidas, as desigualdades e injustiças presentes no país. Suas obras promovem empatia e sensibilização ao criar sujeitos narrativos humanizados, oferecendo uma perspectiva alternativa de convivência em sociedade, mais aberta ao acolhimento de marginalizados, invisibilizados, vulneráveis e subalternos. Nesta tese, dois de seus romances foram escolhidos como objeto de estudo: Quarenta dias (2014) e Outros cantos (2016), com foco na análise das mulheres narradoras nas duas obras. Tanto Alice, em Quarenta dias, quanto Maria, em Outros cantos, são personagens deslocadas que dialogam com os invisibilizados pelo poder público e pela sociedade de maneira orgânica e natural, permitindo que essas vozes contem suas histórias. Esse estilo narrativo revela narradoras que adotam uma postura de escuta ativa e receptiva, proporcionando um espaço seguro para o diálogo e para o protagonismo de outras figuras, demonstrando uma horizontalidade interacional. Esse protagonismo é difuso, inclusivo e democrático, questionando práticas egocêntricas da contemporaneidade. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar essas narradoras que, mesmo com elevado nível de instrução e vivências, se relacionam sem hierarquias com sujeitos marginalizados e em situação de vulnerabilidade, sejam eles moradores de rua de uma periferia no Sul do país, sejam habitantes de um vilarejo no interior do Nordeste. A partir de uma abordagem decolonial e feminista, defendo que as narradoras dos romances articulam, em suas práticas, teorias de diversas áreas do conhecimento. Para tanto, estabeleço um diálogo teórico-analítico com autores como Acosta (2016), Bakhtin (1993; 2015; 2018; 2019), Diniz (2022), Dussel (1995; 2012), hooks (2019; 2022), Rancière (2009), Vebara (2022), entre outros, a fim de relacionar conceitos que contribuam com a interpretação dos romances.
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Maria Valéria Rezende's writing is marked by a strong engagement with socio-political issues, exposing the inequalities and injustices present in the country through underprivileged characters. Her works promote empathy and awareness by creating humanized narrative subjects, offering an alternative perspective on living in society, more open to welcoming the marginalized, invisible, vulnerable and subaltern. In this thesis, two of her novels were chosen as the object of study: Quarenta dias (2014) and Outros cantos (2016), with a focus on analyzing the women narrators in both works. Both Alice, in Quarenta dias, and Maria, in Outros cantos, are displaced characters who dialogue, in an organic and natural way, with those made invisible by public authorities and society, allowing these voices to tell their stories. This narrative style reveals narrators who adopt a posture of active and receptive listening, providing a safe space for dialog and for the protagonism of other figures, demonstrating an interactional horizontality. This protagonism is diffuse, inclusive and democratic, questioning the egocentric practices of contemporaneity. In this context, the aim of this study is to analyze these narrators who, even with a high level of education and experience, relate without hierarchies to marginalized and vulnerable subjects, whether they are homeless people on the outskirts of a suburb in the South of the country, or inhabitants of a village in the Northeast. Based on a decolonial and feminist approach, I argue that the narrators of the novels articulate theories from different areas of knowledge in their practices. To this end, I establish a theoretical-analytical dialog with authors such as Acosta (2016), Bakhtin (1993; 2015; 2018; 2019), Diniz (2022), Dussel (1995; 2012), hooks (2019; 2022), Rancière (2009), Vebara (2022), among others, in order to relate concepts that contribute to the interpretation of the novels.
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Alzinéia Monteiro de Oliveira
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ENTRE A EXPERIÊNCIA TRÁGICA E A TRAGÉDIA DO HOMO SACER NA DRAMATURGIA DE PLÍNIO MARCOS
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Orientador : AGNALDO RODRIGUES DA SILVA
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Data: 29/07/2025
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A presente tese tem como corpus de investigação as peças teatrais Quando as máquinas param, O abajur lilás, Dois Perdidos numa noite suja e Querô, uma reportagem maldita, de Plínio Marcos. Tais peças podem ser consideradas tragédias modernas, a partir da perspectiva de Raymond Williams (2002), em sua teoria sobre a tragédia, considerando a estrutura das tragédias gregas e shakespearianas, bem como a experiência humana, as regras de conduta e o comportamento da sociedade no século XX. Portanto, as perguntas norteadoras desta pesquisa são: o que torna as peças do corpus de análise uma tragédia? O que há de forma e conteúdo que as caracterizam como uma tragédia? Por fim: o que há de inovador nas tragédias de Plínio Marcos? No decorrer das discussões, cita-se, no aspecto formal, a presença de um coro, a existência do efeito trágico, a destruição do anti-herói/protagonista, a ação irreparável e a ênfase sobre o mal. Quanto ao conteúdo, as peças exploram a experiência daqueles que vivem à margem, desprotegidos pelo Estado Democrático de Direito. Suas vidas são expostas ao limite da degradação, culminando na morte – física ou metafórica – à medida que o protagonista se transforma. Essa metamorfose ocorre pela perda de perspectiva diante da vida ou pela impossibilidade de ter uma existência digna, livre da violência e da exploração de instituições que perpetuam as infraestruturas do poder e do capitalismo. Considerando as análises feitas, concluiu-se ser tragédia um conceito em disputa, o que influi decisivamente na seleção e na definição de experiências consideradas dignas de uma tragédia. Para Bradley (2009), por exemplo, não é possível ser uma tragédia se a obra não versar sobre a vida de um ser humano de “alta estirpe”. Em contrapartida, Williams (2002) questiona as razões que definem a morte de um rei ser uma tragédia, enquanto a de um homem comum ser um mero incidente. Nesse cenário, refere-se às peças de Plínio Marcos como tragédias do homo sacer. Para isso, autores como Aristóteles (2008), Albin Lesky (2015), Andrew Bradley (2009), Raymond Williams (2002), Giorgio Agamben (2006, 2007), entre outros, foram fundamentais para compor o repertório teórico e analítico deste trabalho de pesquisa.
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The present thesis focuses on the study and analysis of the plays Quando as máquinas param, O abajur lilás, Dois Perdidos numa noite suja and Querô, uma reportagem maldita, by Plínio Marcos. These plays are defined as a modern tragedy, according to Raymond Williams (2002) in his theory on tragedy, considering the structure of Greek and Shakespearean tragedies, as well as human experience, rules of conduct, and the behavior of society in the 20th century. Therefore, the guiding questions of this research are: what makes the plays in the corpus of analysis a tragedy? What is it about their form and content that characterizes them as tragedies? Finally: what is innovative about Plínio Marcos' tragedies? In the course of the discussions, the formal aspects mentioned include the presence of a chorus, the existence of the tragic effect, the destruction of the antihero/protagonist, an irreparable action, and an emphasis on evil. In terms of content, the plays explore the experience of those who live on the margins, unprotected by the democratic rule of law. Their lives are exposed to the limits of degradation, culminating in death — physical or metaphorical — as the protagonist transforms. This metamorphosis occurs due to the loss of perspective on life or the impossibility of having a dignified existence, free from violence and exploitation by institutions that perpetuate the infrastructures of power and capitalism. Considering the analyses made, it was concluded that tragedy is a disputed concept, which decisively influences the selection and definition of experiences considered worthy of a tragedy. For Bradley (2009), for example, it is not possible for a work to be a tragedy if it does not deal with the life of a human being of “high lineage.” In contrast, Williams (2002) questions the reasons that define the death of a king as a tragedy, while that of an ordinary man is a mere incident. In this scenario, he refers to Plínio Marcos' plays as tragedies of homo sacer. To this end, authors such as Aristotle (2008), Albin Lesky (2015), Andrew Bradley (2009), Raymond Williams (2002), Giorgio Agamben (2006, 2007), among others, were fundamental in composing the theoretical and analytical repertoire of this research work.
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JOCINEIDE CATARINA MACIEL DE SOUZA
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POÉTICAS ORAIS: MEMÓRIA, IDENTIDADE E CULTURA QUILOMBO PITA CANUDO - CÁCERES/MT
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Orientador : WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA
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Data: 23/09/2025
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O Brasil, ao longo de seu processo histórico, apresenta uma prática de silenciamento, apagamento e dizimação dos povos indígenas e da população do continente africano que foram escravizados nesse solo. Todavia, esse processo sempre foi combatido por aqueles que sofriam os mais variados tipos de violências. Dentre os vários processos de resistências, nossa abordagem se constituirá a partir da organização dos quilombos, especificamente sobre o Quilombo Pita Canudo, que fica localizado geograficamente no município de Cáceres, no estado de Mato Grosso. Atualmente, é um quilombo urbano, devido à desterritorialização da comunidade. Assim, buscaremos compreender, a partir dos resultados da pesquisa, como o processo de desterritorialização dos quilombolas Pita Canudo, ocorrido na segunda metade do século XX, afeta a memória coletiva dos quilombolas. Quais culturas e práticas diárias fomentam a identidade quilombola nos espaços urbanos? Esse e outros questionamentos fomentaram a elaboração dessa pesquisa na perspectiva da memória de poética oral: Narrativa Oral dos Quilombolas Pita Canudo em Cáceres/MT no documentário Quintais Quilombolas: Memória e Identidade Cultural do Quilombolas Pita Canudos em Cáceres/MT. Com o título Poéticas Orais: Memória, Identidade e Cultura Quilombo Pita Canudo em Cáceres/MT, desenvolvemos o percurso investigativo com o objetivo central de verificar como a poética oral dos quilombolas Pita Canudo se organiza pelos fios na narrativa e pela memória desse povo.
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Claudia Eliane Zortea
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A LITERATURA NO JORNAL ALVORADA: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO POÉTICA NA IMPRENSA DA PRELAZIA DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA (1970-1990)
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Orientador : WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA
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Data: 24/09/2025
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Desde seus primórdios, a imprensa no Brasil tem exercido uma função relevante na divulgação de obras literárias, sendo o jornal, para muitos autores, a via de acesso à publicação. Através de jornais, revistas e suplementos literários, a imprensa desempenhou um papel crucial na formação da literatura nacional. Na Região Araguaia-Xingu, essa ligação se manifesta no jornal Alvorada, fundado em 1970 por Pedro Casaldáliga e em circulação até 2020, com um total de 334 edições. A pesquisa concentra-se no período de 1970 a 1990, momento de intensa produção literária no jornal e de grande efervescência política e social no país, marcado pela ditadura militar e pelas transformações vividas na região, o que confere pertinência à delimitação temporal. Partindo de uma perspectiva histórica sobre a figura do editor, embasada nos estudos de Roger Chartier (1998), a tese explora a importância de Pedro Casaldáliga como editor e analisa a produção literária veiculada no Alvorada, enfatizando a relação entre literatura e imprensa. Observa-se que o periódico da Prelazia de São Félix do Araguaia desempenhou papel decisivo na formação da literatura local ao implementar um projeto editorial que incentivou a participação democrática da população por meio da criação literária, ao mesmo tempo em que enfrentava o analfabetismo e o isolamento social e político da região. A pesquisa destaca ainda a presença e a relevância da participação feminina no jornal, relacionando-a ao contexto histórico dos movimentos feministas, a partir dos estudos de Constância Lima Duarte (2003), e examina de que modo as pautas feministas se acomodam nos poemas publicados. Com base na fundamentação teórica de Octavio Paz (1982), identifica-se como a imagem do sertão mato-grossense é construída nos textos poéticos selecionados. Por fim, a análise evidencia a atuação de Casaldáliga também como poeta no Alvorada, ressaltando sua contribuição estética e política. A tese demonstra que o jornal Alvorada ultrapassou os limites da imprensa tradicional para se constituir em patrimônio cultural e literário da região, reafirmando sua relevância como espaço de resistência, formação e expressão artística.
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JOSIANE SANTIAGO DE LIMA PEREIRA
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ARTE NO CORPO SURDO: O EFEITO ESTÉTICO, A REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA E A CRÍTICA SOCIAL EM OBRAS PRODUZIDAS EM LIBRAS
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Orientador : AROLDO JOSE ABREU PINTO
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Data: 29/09/2025
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Este trabalho investiga a leitura literária de obras produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por artistas surdos brasileiros. O estudo buscou contextualizar o cenário nacional da produção literária surda, considerando os aspectos artísticos, linguísticos e sociais que o atravessam. A análise das obras permitiu observar que a recepção literária por parte de pessoas surdas apresenta características próprias, revelando uma estética de leitura marcada pela corporeidade e pela experiência sensível. Refletimos, assim, sobre a materialidade das obras diante do leitor e, de modo inverso, sobre a materialidade do próprio leitor frente ao texto. Isso nos leva a compreender que o leitor surdo acessa o texto literário a seu modo, significando-o a partir de sua vivência sensorial, cultural e histórica. O modo de produzir arte e de ler, tal como o modo de viver e interagir com o mundo, é específico da experiência surda; por isso, afirmamos que a pessoa surda se inscreve nos espaços sociais e artísticos mediante uma surdografia, isto é, uma escrita do corpo surdo no espaço da linguagem. A pesquisa foi aplicada em um projeto de leitura literária desenvolvido no Centro Municipal de Educação Especial Professora Isoldi Storck, com a participação de jovens e adultos surdos. O grupo realizou leituras de produções literárias sinalizadas, escolhidas a partir do horizonte de expectativas dos integrantes, visto que o método recepcional de Bordini e Aguiar foi adotado para a abordagem dos textos. Nesse sentido, defendemos a importância da leitura de literatura surda, especialmente por pessoas surdas, bem como da adoção de metodologias de ensino da leitura literária que reconheçam e valorizem as potencialidades do corpo surdo e sua comunicação visual-motora, efetivada pela língua de sinais. À medida que o texto literário se atualiza no corpo surdográfico e recebe uma mediação sensível à visualidade e à gestualidade da Libras, potencializa-se um efeito estético capaz de ativar o repertório sensorial e cultural do leitor surdo. Esse processo amplia seu horizonte de expectativas e favorece, paulatinamente, o acesso às camadas mais profundas de significação, mesmo entre aqueles com trajetória limitada de leitura. Para fundamentar essas reflexões, recorremos às contribuições de Quadros e Sutton-Spence (2021), no que se refere à Libras e à literatura surda; de Bordini e Aguiar (1993), Candido (2004, 2012) e Pinto (2023), no campo da leitura literária; de Iser (1996, 1999) e Jauss (1979, 1994), no âmbito da estética da recepção; de Peirce (2003), Santaella (2018, 2019) e Eco (2004), no campo da semiótica; e de Zumthor (2018), para discutir o corpo e a performance na arte literária. Após a aplicação do método na oficina de leitura, depreendemos a participação do corpo surdo no processo de semiose artística, visto que, no ato de leitura, não apenas os olhos se colocavam ativos, mas também todo o corpo realizava a leitura. Prova disso foram os momentos em que, diante de dúvidas sobre o que estava sendo expresso pelo corpo em performance na tela de exibição do vídeo, o leitor incorporava os movimentos em sua carne, atualizando o texto à sua maneira e amplificando sua potencialidade sígnica. Assim, personalizando os gestos e sinais do performer, o texto se vivificava e propiciava uma experiência estética.
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This study investigates the literary reading of works produced in Brazilian Sign Language (Libras) by deaf Brazilian artists. The study sought to contextualize the national scenario of deaf literary production, considering the artistic, linguistic, and social aspects that permeate it. The analysis of the works allowed us to observe that literary reception by deaf people has its own characteristics, revealing an aesthetic of reading marked by corporeality and sensory experience. We thus reflect on the materiality of the works in relation to the reader and, conversely, on the materiality of the reader in relation to the text. This leads us to understand that deaf readers access literary texts in their own way, interpreting them based on their sensory, cultural, and historical experiences. The way of producing art and reading, as well as the way of living and interacting with the world, is specific to the deaf experience; therefore, we affirm that deaf people inscribe themselves in social and artistic spaces through a deafography, that is, a writing of the deaf body in the space of language. The research was applied in a literary reading project developed at the Professor Isoldi Storck Municipal Special Education Center, with the participation of deaf youth and adults. The group read selected literary works chosen based on the members' expectations, as Bordini and Aguiar's receptive method was adopted for approaching the texts. In this sense, we defend the importance of reading deaf literature, especially by deaf people, as well as the adoption of literary reading teaching methodologies that recognize and value the potential of the deaf body and its visual-motor communication, made effective by sign language. As the literary text is updated in the deaf body and receives a mediation sensitive to the visuality and gestures of Libras, an aesthetic effect is enhanced that is capable of activating the sensory and cultural repertoire of the deaf reader. This process broadens their horizon of expectations and gradually favors access to deeper layers of meaning, even among those with limited reading experience. To support these reflections, we draw on the contributions of Quadros and Sutton-Spence (2021) with regard to Libras and deaf literature; Bordini and Aguiar (1993), Pinto (2023), and Candido (2004, 2012) in the field of literary reading; Iser (1996, 1999) and Jauss (1979, 1994) in the field of reception aesthetics; Peirce (2003), Santaella (2018, 2019), and Eco (2004) in the field of semiotics; and Zumthor (2018) to discuss the body and performance in literary art. After applying the method in the reading workshop, we were able to infer the participation of the deaf body in the process of artistic semiosis, since, in the act of reading, not only were the eyes active, but the whole body was also involved in the reading. Proof of this were the moments when, faced with doubts about what was being expressed by the body in performance on the video screen, the reader incorporated the movements into their flesh, updating the text in their own way and amplifying its sign potential. Thus, by personalizing the performer's gestures and signs, the text came to life and provided an aesthetic experience.
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KATIA APARECIDA PIMENTEL
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TEREZA ALBUES: NARRATIVAS DE DESLOCAMENTO, EXCLUSÃO E SOBREVIVÊNCIA
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Orientador : ELISABETH BATISTA
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Data: 29/09/2025
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Ao articular as vozes que emergem de narrativas entretecidas pelos fios da memória, ambientadas nas planícies pantaneiras e em metrópoles dos Estados Unidos, Tereza Albues parte do cotidiano para evidenciar as inquietações e buscas do ser humano por um lugar e posição social revelando o avesso do homem, suas crueldades, ambições, poder, exploração e maus tratos. Nesse sentido, buscamos demonstrar como Albues constrói, via ficção, narrativas de denúncia às estruturas sociais patriarcais e capitalistas. Além das questões sociais, elegemos o exílio em seu formato voluntário marcando uma escrita com deslocamentos internos que se refletem no perambular das personagens. Para localizar a escrita de Tereza Albues, realizamos uma explanação da literatura de autoria feminina de forma ampla, pois as obras selecionadas para essa pesquisa são de autoria de mulher passamos pela história da literatura produzida em Mato Grosso, até chegarmos na escritora Tereza Albues. Ao nos voltarmos para a ficção albuesiana anotamos que ela própria fornece perspectivas produtivas ao seu enfrentamento analítico interpretativo, uma vez que as obras selecionadas, por sua matéria e forma, estão intrinsecamente relacionadas com temas da vida social, política, histórica e cultural, conforme pretendemos demonstrar. Para tal, são analisadas os romances publicados pela escritora: Pedra Canga (1987), Chapada da Palma Roxa (1990), A Travessia dos Sempre Vivos (1993) e O Berro do Cordeiro em Nova York (1995), sob o aporte teórico dos estudos de Beauvoir (2016), Josef (1989), Hall (2011), Bauman (2005), Bhabha (1998), Schmidt (1995), Blanchot (2010), Fantini (2003), Pang (1979), Said (2003), Teixeira (1979), entre outros. Esta tese tem como objetivo demostrar que o romanesco da escritora mato-grossense Tereza Albues ao evidenciar personagens que, seduzidas ou ludibriadas, em busca de sobrevivência e liberdade refletem questões sociais inquietantes e de relevância social grave
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By articulating the voices that emerge from narratives interwoven with threads of memory, set in the Pantanal plains and in the metropolises of the United States, Tereza Albues draws from everyday life to highlight the human concerns and searches for a place and social standing, revealing the underside of humanity, its cruelties, ambitions, power, exploitation, and mistreatment. In this sense, we seek to demonstrate how Albues constructs, through fiction, narratives of resistance to patriarchal and capitalist social structures. In addition to social issues, we chose exile in its voluntary form, marking a writing with displacements reflected in the characters' wanderings. To locate Albues' writing, we conducted a broad examination of female-authored literature, focusing on the first writings by women in Mato Grosso, situating the writer Albues. To this end, the novels published by the writer are analyzed: Pedra Canga (2019), Chapada da Palma Roxa (2019), A Travessia dos Sempre Vivos (2019), O Berro do Lambem Nova York (2019), and A Dança do Jaguar (2019), under the theoretical framework of studies by Beauvoir (2016), Josef (1989), Hall (2011), Bauman (2005), Bhabha (1998), Schmidt (1995), Fantini (2003), Pang (1979), Said (2003), Teixeria (1979), among others. This thesis aims to demonstrate that the novels of Mato Grosso-born writer Tereza Albues, by highlighting characters who, seduced or deceived, in search of survival and freedom, reflect disturbing social issues of serious social relevance.
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TAYZA CODINA DE SOUZA MEDEIROS GUEDES
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ALÉM DO SERTÃO: REDES, DIÁLOGOS E ESTRATÉGIAS EDITORIAIS NA REVISTA A VIOLETA (1916-1950)
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Orientador : OLGA MARIA CASTRILLON MENDES
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Data: 30/09/2025
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A presente tese tem como corpus a revista literária A Violeta, fundada em 1916, em Cuiabá/MT, e publicada até 1950. Trata-se da revista brasileira produzida por mulheres com maior tempo de circulação no século XX (1900 – 1949), constituindo-se como um marco da escrita de mulheres no Estado de Mato Grosso. Dirigida e editada por alunas egressas do Colégio Liceu Cuiabano, surgiu como publicação do Grêmio Literário "Júlia Lopes de Almeida", que traz a consagrada escritora “Júlia Lopes” como homenageada e, posteriormente, como colaboradora assídua da revista. O periódico, editado por mulheres, situa-se ideologicamente dentro da 1ª fase do feminismo, em que através do feminismo tático (Soihet, 2000) foi possível encontrar meios dentro de um sistema patriarcal para buscar um espaço na vida pública sem se colocar em uma dinâmica de enfrentamento. Como estratégia, as editoras investiram na constituição de uma rede de sociabilidade entre mulheres letradas e revistas em circulação no país, com o objetivo de ampliar seu alcance, promover debates emancipatórios entre as leitoras e assegurar a periodicidade das publicações através da projeção de outras revistas. O desenvolvimento das rotas fluviais pelos rios Paraguai e Paraná, somado à introdução dos voos comerciais a partir de 1930, permitiu a Mato Grosso superar as barreias logísticas, favorecendo a circulação de ideias. Nesse contexto, as colaboradoras de A Violeta passaram a incorporar recortes de outros periódicos, divulgando conferências feministas, crônicas e poemas de escritoras nacionais e regionais, bem como notícias sobre conquistas das mulheres no Brasil e no exterior. A partir dessa perspectiva, esta tese tem como objetivo analisar a rede de sociabilidade enquanto estratégia editorial, além de examinar as crônicas de Maria Dimpina Lobo Duarte, gênero presente nos 34 anos da revista, que funciona como espaço de interlocução com as leitoras. Nessas crônicas, a autora estabelece um tom de conversa “entre amigas”, ao chamá-las de “minhas leitoras”, mas utiliza tal proximidade para propor reflexões e projetos. Para compreender o contexto histórico, social e literário de Mato Grosso no século XX recorre-se às leituras de Castrillon-Mendes (2020), Magalhães (2001), Mendonça (2015), Nadaf (1993) e Siqueira (2009). Nas relações estabelecidas na imprensa produzida por mulheres, serão abordados os estudos de Duarte (2018), Buitoni (2009), Martins et Luca (2012) e Muzart (2003) e acerca da rede de sociabilidade ampararemos nas discussões de Sirinelli (2003) e Pizarro (2004). Nessa direção, a tese visa a apresentação de A Violeta como uma revista de significativa contribuição para a história da imprensa e da literatura produzida por mulheres no Brasil, mas além disso, é também figurativa de uma teia de colaboração de mulheres na imprensa que refletirá em sua perpetuação e em uma estratégia editorial.
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This thesis focuses on the literary magazine A Violeta, founded in 1916 in Cuiabá, Mato Grosso, and published until 1950. It was the Brazilian magazine produced by women with the longest circulation in the 20th century (1900–1949), constituting a milestone in women;s writing in the state of Mato Grosso. Directed and edited by former students of Colégio Liceu Cuiabano, it emerged as a publication of the Grêmio Literário “Júlia Lopes de Almeida” (Júlia Lopes de Almeida Literary Guild), which honored the renowned writer Júlia Lopes and later had her as a regular contributor to the magazine. The periodical, edited by women, is ideologically situated within the first phase of feminism, in which, through tactical feminism (Soihet, 2000), it was possible to find ways within a patriarchal system to seek a space in public life without engaging in confrontation. As a strategy, the publishers invested in the creation of a network of sociability among educated women and magazines in circulation in the country, with the aim of expanding their reach, promoting emancipatory debates among readers, and ensuring the periodicity of publications through the projection of other magazines. The development of river routes along the Paraguay and Paraná rivers, coupled with the introduction of commercial flights in 1930, allowed Mato Grosso to overcome logistical barriers, favoring the circulation of ideas. In this context, the contributors to A Violeta began to incorporate clippings from other periodicals, publicizing feminist conferences, chronicles, and poems by national and regional writers, as well as news about women's achievements in Brazil and abroad. From this perspective, this thesis aims to analyze the network of sociability as an editorial strategy, in addition to examining the chronicles of Maria Dimpina Lobo Duarte, a genre present throughout the magazine's 34 years, which functions as a space for dialogue with readers. In these chronicles, the author establishes a tone of conversation “among friends” by calling them “my readers,” but uses this proximity to propose reflections and projects. To understand the historical, social, and literary context of Mato Grosso in the 20th century, we refer to the works of Castrillon-Mendes (2020), Magalhães (2001), Mendonça (2015), Nadaf (1993), and Siqueira (2009). In the relationships established in the press produced by women, we will address the studies by Duarte (2018), Buitoni (2009), Martins and Luca (2012), and Muzart (2003), and regarding the network of sociability, we will rely on the discussions by Sirinelli (2003) and Pizarro (2004). In this vein, the thesis aims to present A Violeta as a magazine that made a significant contribution to the history of the press and literature produced by women in Brazil, but beyond that, it is also representative of a web of collaboration among women in the press that will be reflected in its perpetuation and editorial strategy.
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LUCIANA ALBERTO NASCIMENTO
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NARRAR O COLAPSO: OLHAR E CINISMO NO ROMANCE DE ANA PAULA MAIA
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Orientador : VERA LÚCIA DA ROCHA MAQUÊA
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Data: 17/10/2025
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Esta tese se dedica a compreender o modo como o narrador organiza o olhar sobre os corpos, os restos e a catástrofe nas obras que compõem a Trilogia do Fim de Ana Paula Maia: Enterre seus mortos (2018), De cada quinhentos uma alma (2021) e Búfalos Selvagens (2024). A investigação sustenta a hipótese de que o narrador se configura como a própria voz de um mundo em colapso, atuando como testemunha desencantada da necropolítica e do cinismo que estruturam a experiência contemporânea. A articulação metodológica do trabalho visa expor regimes de visibilidade e modos de narrar a catástrofe, dialogando com a filosofia e a crítica cultural. O percurso analítico se organiza em três movimentos complementares. O primeiro capítulo estabelece os fundamentos conceituais da análise, tratando da animalidade e do abjeto para evidenciar a vida nua, categoria central na obra de Giorgio Agamben (2002). A literatura de Maia insiste em zonas de indiscernibilidade entre humano e animal, perspectiva que é expandida a partir das reflexões de Maria Esther Maciel (2016) sobre o bestiário e de Jacques Derrida (2002). Em seguida, o segundo capítulo se volta para a dimensão formal da narrativa, mostrando como o narrador opera com uma lógica fragmentária e aposta no resto como forma de narrar o colapso. A análise demonstra a aproximação do narrador com a imagem cinematográfica, e discute a impossibilidade de totalidade e a narrativa em restos, ideias que se alinham às contribuições de Silviano Santiago (2002) e de Theodor W. Adorno (2003). O terceiro capítulo aprofunda a discussão ao articular a gestão da morte com o olhar desencantado (cinismo). O narrador, ao registrar os acontecimentos com objetividade e frieza, reflete o cinismo moderno, conforme descrito por Peter Sloterdijk (2012), e a falência ética do presente, tema abordado por Vladimir Safatle (2008). Conclui-se que o narrador, ao registrar o colapso ético e social, se torna a própria materialização de uma época marcada pela necropolítica e pelo cinismo, transformando o ato de narrar em um registro da devastação.
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This thesis aims to understand how the narrator organizes the gaze on bodies, remnants, and catastrophe in the works that comprise Ana Paula Maia’s Trilogy of the End: Enterre seus mortos (2018), De cada quinhentos uma alma (2021), and Búfalos Selvagens (2024). The investigation sustains the hypothesis that the narrator is configured as the very voice of a collapsing world, acting as a disenchanted witness of necropolitics and cynicism that structure contemporary experience. The methodological articulation of the work seeks to expose regimes of visibility and modes of narrating the catastrophe, engaging with philosophy and cultural criticism. The analytical trajectory is organized into three complementary movements. The first chapter establishes the conceptual foundations of the analysis, addressing animality and the abject to highlight bare life (vida nua), a central category in the work of Giorgio Agamben (2002). Maia’s literature insists on zones of indiscernibility between human and animal, a perspective that is expanded based on the reflections of Maria Esther Maciel (2016) on the bestiary and Jacques Derrida (2002). Subsequently, the second chapter turns to the formal dimension of the narrative, showing how the narrator operates with a fragmented logic and relies on the remnant (resto) as a way of narrating the collapse. The analysis demonstrates the narrator’s approach to cinematic imagery, and discusses the impossibility of totality and the narrative in remnants, ideas that align with the contributions of Silviano Santiago (2002) and Theodor W. Adorno (2003). The third chapter deepens the discussion by articulating necropolitics (the management of death) with the disenchanted gaze (cynicism). The narrator, by recording events with objectivity and coldness, reflects modern cynicism, as described by Peter Sloterdijk (2012), and the ethical failure of the present, a theme addressed by Vladimir Safatle (2008). It is concluded that the narrator, by recording the ethical and social collapse, becomes the very materialization of an era marked by necropolitics and cynicism, transforming the act of narrating into a record of devastation.
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Altair Sofientini Ciecoski
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A ÁFRICA PROMETIDA E A VOLTA PARA CASA: REPRESENTAÇÕES E FIGURAÇÕES DA MEMÓRIA EM ROMANCES DA LITERATURA DE “RETORNADOS”
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Orientador : VERA LÚCIA DA ROCHA MAQUÊA
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Data: 21/10/2025
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Esta pesquisa investiga como se encontram representadas as personagens e acontecimentos históricos nos chamados “romances de retornados”, obras que trazem à luz, amiúde, o êxodo das populações que regressaram a Portugal por ocasião da descolonização portuguesa de África e da respectiva conquista da independência pelas ex-colônias dos países africanos de língua portuguesa. Tendo como corpus três obras dessas literaturas, Os retornados: um amor nunca se esquece (2010), de Júlio Magalhães; O retorno (2013), de Dulce Maria Cardoso e A gorda (2018), de Isabela Figueiredo, objetiva-se ainda perscrutar a memória das personagens dos romances supracitados, de uma forma especial das protagonistas Joana, Rui e Maria Luísa, respectivamente e, por meio das figurações vindas a termo na teia ficcional das obras, apresentar evidências de inquietos rastros interditos acerca do período colonial, bem como compreender de que forma as experiências coletivas daqueles que regressaram a Portugal são (re)vivenciadas pela memória individual das personagens. Projeta-se encontrar aqui um cenário auspicioso para conhecer um pouco mais dos dramas e desventuras dos “retornados”, bem como dos desdobramentos do processo de descolonização. Para além disso, ao buscar compreender a representação literária e o enquadramento histórico que envolve essa literatura, refletir-se-á sobre a colonização portuguesa de uma forma geral e, de uma forma específica, na presença portuguesa em Angola e Moçambique, adentrando-se, por sua vez, nos estudos sobre o Império Colonial português. Finalmente, em enredos onde personagens e fatos migram para o território da ficção, analisar-se-á, por meio de leituras críticas e desdobramentos epistemológicos, a fronteira entre dois discursos distintos, todavia contíguos, presentes nas narrativas: por um lado, os relatos sobre um paraíso exótico perdido, por outro, as grandes mudanças que os “retornados” sofreram no que tange à integração na nova metrópole. Não obstante, o percurso e a prática crítica que nos propomos a desenvolver aqui são também contrapontísticos, na medida em que ao refletirmos sobre essa leitura saudosista da perda de uma “terra exótica”, também dialogaremos sobre o quanto essa terra foi objeto de violência social e política pelo projeto imperialista português.
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The aim of this research is to investigate how the characters and historical events are represented in the so-called “returnee novels”, works that often bring to light the exodus of populations that returned to Portugal on the occasion of the Portuguese decolonization of Africa and the respective independence of the former colonies of Portuguese-speaking African countries. Having as corpus three works of these literatures, The returned: a love never forgets (2010), by Júlio Magalhães; The Return (2013), by Dulce Maria Cardoso and The fat (2018), by Isabela Figueiredo, also aim to examine the memory of the characters in the aforementioned novels, in a special way of the protagonists Joana, Rui and Maria Luísa and, through the figurations that came to fruition in the fictional web of the works, present evidence of restless forbidden traces about the colonial period, as well as understanding how which forms the collective experiences of those who returned to Portugal are (re)experienced by the individual memories of the characters. It is planned to find an auspicious setting here to learn a little more about the dramas and misadventures of the “returnees”. Furthermore, when seeking to understand literary representation and the historical framework surrounding this literature, we will reflect on Portuguese colonization in general and, in a specific way, on the Portuguese presence in Angola and Mozambique, delving into , in turn, in studies on the Portuguese Colonial Empire. Finally, in plots where characters and facts migrate to the territory of fiction, we will analyze, through critical analyzes and epistemological developments, the border between two distinct, yet contiguous, discourses present in the narratives: on the one hand, the reports about a lost exotic paradise, on the other, the great changes that the “returnees” underwent regarding integration in the new metropolis. However, the path and critical practice that we propose to develop here are also contrapuntal, in the sense that when we reflect on this nostalgic reading of the loss of an “exotic land”, we will also discuss the extent to which this land was the object of social violence and politics for the Portuguese imperialist project.
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Priscila Darolt
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DIÁLOGOS ENTRE/VERSOS E INTRA/IMAGENS NO INVENCIONISMO DE ACLYSE MATTOS
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Orientador : ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
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Data: 11/11/2025
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Esta pesquisa analisa as obras poéticas de Aclyse Mattos, publicadas até o ano de 2024, sendo elas: Assalto a mão amada: e outras histórias cantadas (1985); Papel Picado (1987); Quem muito olha a lua fica louco (2000); Festa (2012); Com por: poesias (2020). São identificadas fases distintas e complementares na escrita de Mattos, que vão desde as experimentações poéticas advindas dos movimentos de vanguardas, em especial o Intensivismo, Concretismo e Poema-processo, até uma fase mais intimista que interliga suas produções ao sentimento de cuiabania e projeta em Mato Grosso e sua capital, Cuiabá, esse pertencimento. Em seguida, uma proposta marcada pela confluência de diálogos entre tradição e modernidade e a criação de metapoemas, que demonstram um retorno cíclico de sua escritura, em um processo composicional mais canonizado. A definição das diferentes propostas de produção do autor revela o hibridismo inerente de sua obra poética que conecta-se a períodos e movimentos literários distintos com dinamismo e autenticidade, constituindo-se em pluralidades sem perder o particular(ismo) aclysiano. Esta tese identifica como Mattos delineia um novo cenário para a poesia pós-vanguardista/experimental na literatura brasileira produzida em Mato Grosso, a exemplo de seus precursores Dias-Pino e Silva Freire, os quais introduziram no século XX os movimentos do Intensivismo e Poema-processo. Para fundamentar as análises recorremos à teoria literária acerca da lírica e estudos críticos sobre a literatura produzida em Mato Grosso. Teóricos como Dias-Pino (1973); Haroldo de Campos (1987); Philadelpho Menezes (2001); Octavio Paz (2012); Alfredo Bosi (2015), entre outros, fundamentam as análises dos poemas os quais apresentam traços pós-vanguardistas, como elementos verbivocovisuais de sua produção. Para estruturar a investigação da segunda e terceira fases e contextualizar o cenário literário mato-grossense, críticos como Mário Cezar Silva Leite (2005; 2015); Isaac Ramos (2011); Cristina Campos (2014); Olga Castrillon-Mendes (2020); Eduardo Mahon (2021). Além de outros nomes, como os filósofos Heidegger (2006); Byung Chul-Han (2022) e pesquisadores de áreas afins aos estudos literários, como Silva & Silva (1995), ajudaram a compor esta tese.
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This research analyzes the poetic works of Aclyse Mattos, published up to the year 2024, namely: Assalto a mão amada: e outras histórias cantadas (1985); Papel Picado (1987); Quem muito olha a lua fica louco (2000); Festa (2012); Com por: poesias (2020). Distinct yet complementary phases in Mattos’ writing are identified, ranging from poetic experimentation influenced by avant-garde movements—particularly Intensivism, Concrete Poetry, and the Poema-Processo—to a more intimate phase that connects his work to the essence of cuiabania, projecting a sense of belonging onto Mato Grosso and its capital, Cuiabá. Subsequently, a phase emerges marked by the confluence of dialogues between tradition and modernity, ensuring the author's poetic maturity. To support the analyses, literary theory on lyric poetry and critical studies on literature produced in Mato Grosso are utilized. Scholars such as Alfredo Bosi (2015), Philadelpho Menezes (2001), Octavio Paz (2012), Isaac Ramos (2011), Haroldo de Campos (1987), among others, provide the basis for the analysis of poems, which exhibit post-avant-garde traits, including verbivocovisual elements. To structure the investigation of the author’s second phase of production and contextualize the literary scene of Mato Grosso, critics such as Olga Castrillon-Mendes (2020), Eduardo Mahon (2021), Mário Cezar Silva Leite (2005), and Cristina Campos (2014) are referenced. Additionally, researchers from related fields of literary studies, such as Heidegger (2006), Byung-Chul Han (2022), and Silva & Silva (1995), contributed to shaping this thesis.
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