Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELIA MARIA DE SOUZA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADELIA MARIA DE SOUZA LIMA
DATA : 08/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via meet meet.google.com/giu-pkxk-snq
TÍTULO:

A CONTíSTICA AFRO-BRASILEIRA E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE COR, CLASSE E GÊNERO EM CONCEIÇÃO EVARISTO

 


PALAVRAS-CHAVES:

letramento literário, literatura afro-brasileira, ensino fundamental,  Estratégias de Leitura,  identidade brasileira


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Este trabalho apresenta um estudo sobre o letramento literário, com foco no ensino da literatura afro-brasileira para o ensino fundamental, utilizando como base os contos da obra "Olhos D’água" de Conceição Evaristo. Para a contextualização do tema da aceitação do negro na sociedade. Nossa pesquisa tem como objetivo demonstrar o funcionamento do letramento literário no contexto da literatura afro-brasileira. Utilizamos metodologias como a Estética da Recepção de Jauss (1967), as Estratégias de Leitura de Solé (1998), pesquisa-ação proposta por Thiolent (1986) e a Sequência Básica de Rildo Cosson (2021). Para a análise dos resultados, seguimos os princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2002). Dessa forma, apresentamos as experiências vivenciadas em sala de aula e o aprendizado dos alunos. Nosso objetivo é promover um maior diálogo, a partilha de pensamentos, informações e vivências entre o professor e o aluno do ensino fundamental nos anos finais. Buscamos uma maior integração entre a leitura literária e o ensino focado na literatura afro-brasileira, por meio da leitura de textos que abordem questões relacionadas a raça, gênero, cor, preconceito e desigualdade social, a fim de aproximar e estimular a criticidade desses leitores. A literatura afro-brasileira é fundamental para reconhecer a singularidade dessa produção literária, dar visibilidade às vozes afrodescendentes e abordar questões sociais profundas. Isso contribui para uma compreensão mais ampla da literatura brasileira e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. A formação de leitores literários visa não apenas cultivar o amor pela leitura na escola, mas, para além da sala de aula, também proporciona meios para a expressão pessoal e a autoafirmação. Ao mesmo tempo, a leitura se transforma em um espaço vital para reflexão, questionamento e fortalecimento das identidades brasileiras.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIA CRISTINA FERREIRA CARVALHO - FUFGD
Interno - 005.157.981-26 - EPAMINONDAS DE MATOS MAGALHAES - IFMT
Interno - 54869003 - MARINEI ALMEIDA
Externo à Instituição - ROSEMAR EURICO COENGA - UNIC
Interno - 83238001 - VERA LUCIA DA ROCHA MAQUEA
Notícia cadastrada em: 01/12/2023 14:18
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