Banca de DEFESA: JEOVANI LEMES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEOVANI LEMES DE OLIVEIRA
DATA : 31/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa On-line PPGEL
TÍTULO:

ESTUDO DE KOKINSHŪ: PÓRTICO E ALVORECER DA TÍPICA POESIA JAPONESA


PALAVRAS-CHAVES:

Poesia japonesa; Kokinshu; Waka; Tsurayuki.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

O que se propõe com essa tese é o estudo da obra clássica nipônica Kokinshū, observando que ela é precursora de aspectos que tipificam a poesia lírica japonesa. O princípio norteador que moverá os argumentos é o pressuposto de que a obra Kokinshū reflete características anímicas da estética nipônica que constituem presenças indeléveis nas produções posteriores, sobretudo no representativo haicai. Pretende-se evidenciar e iluminar as singularidades da obra que se configuram em especificidades da produção lírica nipônica. Levar-se-á em consideração argumentos clássicos sobre a obra e tendências críticas modernas. O que aqui se denomina argumentos clássicos são principalmente os estudos de W. G. Aston e de Donald Keene, além dos estudiosos portugueses, como é o caso de Wenceslau de Moraes. A relação entre a obra e os aspectos culturais e históricos será observada partindo de pressupostos estabelecidos por Yuri Lotman e pela presença de princípios semiológicos, fenomenológicos e semióticos; aqueles marcados pela contribuição de Yuri Lotman.A contribuição de A. G. Greimas e Denis Bertrand, no que concerne à presença semiótica; Roland Barthes em relação à semiologia e, em relação à fenomenologia, acrescenta-se a contribuição do filósofo japonês Tetsuro Watsuji. Em relação à poesia propriamente dita, observar-se-á as contribuições de vários poetas, com destaque a do poeta e editor Ki no Tsurayuki e da poeta Senhorita Ise. O Kanajo, ensaio que Ki no Tsurayuki publicou concomitante com a coletânea contribui ao estudo da produção poética ao observar as origens e os aspectos culturais que a subsidiam; além disso, expõe aspectos essenciais da poesia japonesa. Aspectos que são observáveis nos poemas Tsurayuki que, como os outros organizadores da coletânea, tem poemas publicados na mesma. Os argumentos de Ki no Tsurayuki no ensaio que publicou junto com a coletânea prenunciam princípios estéticos que ecoam na poesia ao longo dos tempos. A contribuição de Ki no Tsurayuki à literatura japonesa vai além desses dois aspectos, uma vez que o autor é precursor também do diário literário de viagem. A contribuição feminina à literatura japonesa da Era Heian é um aspecto digno de destaque, sobretudo porque se está falando dos séculos X e XI da era cristã, e nesse período em nenhum outro lugar do planeta houve uma contribuição literária tão intensa quanto à das poetas japonesas. Na obra Kokinshū essa contribuição foi bastante democrática, uma vez que tem poemas escritos por princesas e concubinas, por serventes, por prostituta. A tese visa não somente a discussão acerca da poesia de Kokinshū, mas também despertar para a necessidade do conhecimento acerca da literatura clássica japonesa.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 036.234.248-20 - TIEKO YAMAGUCHI MIYAZAKI - UNESP
Interno - 131915001 - ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
Interno - 82321001 - ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
Externo à Instituição - MÁRCIO NATALINO THAMOS -
Externo à Instituição - PAULO CÉSAR ANDRADE SILVA -
Notícia cadastrada em: 03/03/2022 07:37
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1