Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABEL DA SILVA RICCI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZABEL DA SILVA RICCI
DATA : 25/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do PPGEL-UNEMAT
TÍTULO:

LEITURA DA LITERATURA NA ESCOLA: ANÁLISE DA RECEPÇÃO DOS CONTOS “O TERCEIRO IRMÃO” E “A MENINA DOS FÓSFOROS”, POR ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, EM CUIABÁ/MT


PALAVRAS-CHAVES:

Contos; Ricardo Ramos; literatura juvenil; Método Recepcional; horizonte de expectativas; leitor.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a recepção nos contos voltados ao público juvenil “O terceiro irmão” e “A menina dos fósforos”, os quais compõem à obra Estação Primeira (São Paulo: Scipione, (2006), do escritor brasileiro Ricardo Ramos. Para tanto, observamos o “horizonte de expectativas” de um grupo de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, matriculados na Escola Estadual “André Luiz da Silva Reis”, em Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Primeiramente, buscamos descobrir o “horizonte de expectativas” dos estudantes. Após esta etapa, foram ofertados os contos para observar se houve alteração, ampliação ou ruptura no horizonte de expectativas. Além das observações inerentes ao método, foram aplicados questionários socioeconômico e sociocultural com questões fechadas e abertas. O método utilizado foi o recepcional, proposto por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993) sob a égide da Teoria da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1967) e da Teoria do efeito estético de Wolfgang Iser (1996), e nos valemos ainda de outros suportes teóricos como: Antonio Candido (1976, 2000, 2011), Edmir Perrotti (1986), Luiz Costa Lima (1979), Regina Zilberman (1982, 1989, 1999), Bordini e Aguiar (1993), entre outros pertinentes à realização do trabalho. Tal pesquisa mostra-se relevante visto que a leitura literária é um importante instrumento para a formação efetiva dos estudantes, pois entendemos a literatura, nesta pesquisa, como um direito do homem, imprescindível para a sua confirmação como ser humano, a partir do que propõe Antônio Candido (2011) e, também, a escola como espaço mediador para a formação de leitores, como propõe Zilberman (1989).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALICE AUREA PENTEADO MARTHA -
Presidente - 131983001 - AROLDO JOSE ABREU PINTO
Interno - 83238001 - VERA LUCIA DA ROCHA MAQUEA
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 08:02
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