Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA SARANA ORTOLAN ARANTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEBORA SARANA ORTOLAN ARANTES
DATA : 20/09/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Unemat - Tangará da Serra (Virtual)
TÍTULO:

INTERFERÊNCIA DA INDUÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL E A TOLERÂNCIA AO FRIO EM CULTIVARES DE ABACAXIZEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Ananas comosus, cultivares, florescimento, fatores ambientais.

 


PÁGINAS: 35
RESUMO:

O objetivo do trabalho foi analisar os impactos da ocorrência da indução natural e artificial sobre as características qualitativas e quantitativas em três cultivares de abacaxizeiro e verificar o comportamento de oito cultivares frente ao frio, a fim de identificar uma cultivar tolerante a tolerância a indução do florescimento natural.

No experimento 1, o delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, num esquema fatorial 3x2 (cultivares x indução do florescimento), sendo cinco repetições e 20 plantas por parcela. As cultivares avaliadas foram Pérola, Jupi e Gigante de Tarauacá. Foram avaliadas duas formas de indução do florescimento, sendo a indução natural onde as plantas foram deixadas para induzir naturalmente e a artificial, onde a indução foi forçada com produto químico. Para o experimento 2, o delineamento também foi de blocos casualizados, com cinco repetições e 20 plantas por parcela. Neste experimento foram avaliadas as cultivares Pérola, BRS Imperial, Jupi, BRS Vitória, Smooth Cayenne, IAC Fantástico, BRS Ajubá e Gigante de Tarauacá. As cultivares foram deixadas para induzir naturalmente, sendo avaliadas semanalmente de maio a setembro de 2019. Com a planta no tamanho adequado o florescimento natural não reduz o tamanho do fruto, mas promove desuniformidade na produção, dificultando escalonar a produção e realizar controle fitossanitário de doenças e pragas. As cultivares Smooth Cayenne, BRS Imperial e IAC Fantástico foram tolerantes a indução natural do florescimento e podem ser utilizadas em programas de melhoramento genético como parentais visando selecionar genótipos tolerantes a indução natural do florescimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131991001 - WILLIAN KRAUSE
Interno - 131916001 - RIVANILDO DALLACORT
Externo ao Programa - 257789001 - ANISIO DA SILVA NUNES
Notícia cadastrada em: 18/08/2021 15:14
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1