PRÁTICAS DISCURSIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA
Análise de Discurso. Documentos Oficiais. Língua Portuguesa. Língua Inglesa. Prática de Ensino.
Esta pesquisa, inscrita na linha de pesquisa Estudos dos Processos Discursivos, do Programa de Pós Graduação em Linguística da UNEMAT, tem como objetivo refletir, a partir da teoria da Análise de Discurso de linha francesa – fundada por Pêcheux, na França e, posteriormente, difundida por Eni Orlandi e outros linguistas, no Brasil – a respeito das mudanças apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio em relação aos Parâmetros Curriculares e Nacionais (PCN e PCN+) e Orientações Curriculares Nacionais (OCN) do Ensino Médio, com relação à constituição do currículo e à prática de ensino-aprendizagem das disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no contexto escolar. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire, localizada em São José dos Quatro Marcos, no Estado de Mato Grosso. O corpus constitui-se por meio de um questionário direcionado aos professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e a alguns alunos do Ensino Médio (de um primeiro e um terceiro ano) e, também, de recortes extraídos dos documentos curriculares. Assim, com base na análise realizada, foi possível observar que a BNCC, que se diz inovadora em relação aos PCNEM, PCN+EM e OCNEM, não apresenta muitas mudanças. Observamos que há uma repetição de já-ditos, que intervêm na textualidade desses documentos, produzindo efeitos de evidência. Em todos os documentos, a fase do Ensino Médio é colocada como preparação do aluno para o mundo do trabalho, com maior ênfase na textualidade da BNCC, que visa ofertar um ensino em tempo integral e apresenta os itinerários formativos, dando uma suposta liberdade de escolha aos alunos para sua capacitação técnica e profissional, com o intuito de que eles possam atender com qualidade ao mercado de trabalho, reproduzindo-se assim, um discurso sustentado por uma ideologia neoliberal, típica de um sistema capitalista. Todos os documentos apresentam conceitos voltados para a comunicação e interação, com um caráter sócio-interacionista da linguagem verbal, sendo que apenas a BNCC traz explicitamente a perspectiva teórica que a sustenta, a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem. A análise das formulações dos sujeitos-professores e sujeitos-alunos nos possibilitou observar a distância entre o que é discursivisado pelos documentos oficiais e a prática de ensino de línguas e, também, que nos processos de identificação e de significação esses sujeitos ora se identificam, ora se contraidentificam com o discurso do Estado capitalista e suas Leis, resistindo ao que lhes é (im)posto.