O ENSINO DA LITERATURA E ARTE INDÍGENA EM MATO GROSSO: UMA ABORDAGEM SOBRE PRÁTICAS METODOLÓGICAS
Ensino de Literatura. Literatura a arte Indígena. FAINDI. Prática Metodológica.
Esta dissertação tem como objetivo investigar o ensino de literatura e arte na Faculdade Indígena Intercultural (FAINDI), tomando como corpus os materiais científico-pedagógicos elaborados pela Faculdade indígena intercultural-FAINDI, bem como a produção litero-cultural dos discentes. A Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, cumprindo um de seus princípios voltados à valorização da diversidade cultural brasileira, no ano de 2001, colocou em funcionamento um de seus mais ousados projetos: a oferta de graduação específica e diferenciada para indígenas. No intuito de investir na qualificação dos professores das escolas indígenas, a instituição passou a ofertar cursos de licenciatura, com três habilitações: Línguas, Artes e Literatura; Ciências Matemáticas e da Natureza; e Ciências Sociais. A fundamentação teórica pauta-se em referenciais dos estudos literários, das teorias da cultura, memória e identidades, além de aportes que debatem as diferenças e a descolonização dos saberes e das práticas pedagógicas. Pode-se, neste primeiro momento, apontar como fundamento: Bhabha (1998), Walter Benjamin (1985), Hall (2011), Laraia (2001), Campbell (2001), Schultz (1953), Abdala Junior (1998), Mundurucu (2014), Corezomaé (2017), e demais pesquisadores que se dedicaram aos estudos sobre/ com os índios, assim como o ensino de educação básica dos povos indígenas no Brasil.