A CASA ONDE HABITAM AS POETAS: UM ESTUDO DAS POESIAS DE LUCINDA PERSONA E CONCEIÇÃO LIMA
Poesia contemporânea. Lucinda Persona. Conceição Lima. Poética da casa. Casa-poema.
A presente tese estuda as poesias das escritoras contemporâneas em Língua Portuguesa Lucinda Persona da literatura brasileira produzida em Mato Grosso e Conceição Lima, das literaturas africanas de São Tomé e Príncipe. A pesquisa se mobiliza devido à percepção de um latente conjunto imagético que se engendra a partir da figura da casa, um tópico insistente no versejar de ambas as poetas. Constatação que nos impulsiona a compreender o persistente propósito em erigir e sublimar a imagem da casa no universo poético das escritoras, enquanto fonte de valores, experiências, reflexões e sentidos em suas poesias. Sendo assim, compreendemos necessário destacar as diferentes perspectivas que esse elemento sistematiza enquanto o poético na escrita literária das poetas. Selecionamos como corpus os livros publicados até o início da pesquisa pelas poetas, a citar por Lucinda Persona – Por Imenso Gosto (2018), Ser Cotidiano (1998), Sopa Escaldante (2001), Leito de Acaso (2004), Tempo Comum (2009), Entre uma Noite e Outra (2014), O Passo do instante (2019); Conceição Lima com as obras O Útero da Casa (2004), A Dolorosa Raiz do Micondó (2012), O País de Akendenguê (2011). Neste estudo comparado em que a casa aparece como locus onde se articulam outras motivações que perfazem a poesia das escritoras, cada qual com sua dicção escrita, investigamos o conjunto de poemas, sob a hipótese de que a casa fundamental a ser erigida é a própria escrita. Como suporte teórico para o caminhar das análises, recorremos às contribuições de Gaston Bachelard (1978), Heidegger (2012), Merleau-Ponty (1999), Ricoeur (2000), Glissant (2021), Hall (2006), Brandão (2002), Bosi (1977), Melo e Castro (1973), Collot (2013), Mata (2006), entre outros críticos que colaboraram no aprofundamento das discussões.