O grotesco na constística de Eduardo Mahon
Grotesco. Conto Contemporâneo. Literatura Mato-Grossense
A presente pesquisa tem o objetivo de estudar os elementos do grotesco presentes em contos do livro Resumo da Ópera, da coleção Contos Estranhos, de Eduardo Mahon. Pode-se verificar que estes elementos são utilizados na construção das personagens e do enredo, e que sugerem representar uma crítica social e de costumes nestas narrativas curtas. Dessa forma, levando em consideração o gênero em que se inserem as narrativas analisadas, recorre-se à teoria do conto com Poe (1985), Cortázar (1993) e Piglia (2004), buscando um entendimento em relação a construção dos contos. Além disso, tem-se a intenção de averiguar a qual teoria sobre o grotesco que Mahon se filia e o efeito que ele provoca na estrutura do texto. Para tanto, com o apoio dos teóricos Kayser (1986) e Bakhtin (2010), é feito um estudo do fenômeno, do contexto histórico, da sua origem e perspectivas e seu lugar na arte, em especial na literatura. Ainda nos amparamos em Ginzburg (2008) e Moraes (2017) para uma melhor compreensão do surrealismo e a deformação do corpo percebida nas narrativas. Por fim, apresentamos, com o auxílio de Roas (2014), as diferenças entre o insólito e o grotesco, para melhor delimitação do trabalho.