A POESIA CONTEMPORÂNEA DE AUTORIA FEMININA DO MOVIMENTO DOS ESCRITORES INDEPENDENTES DE PERNAMBUCO: CIDA PEDROSA, DIONE BARRETO E FÁTIMA FERREIR
Poesia; Autoria feminina; Movimento dos Escritores Independentes de Pernambuco.
Este trabalho tem como objeto de pesquisa a produção poética de autoria feminina do Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco (MEIPE) e sua história, com recorte específico nos projetos estéticos de Cida Pedrosa, Fátima Ferreira e Dione Barreto, alinhados em uma perspectiva que envolve a linguagem das cidades, da intimidade da mulher e de seu processo de emancipação. Investigou-se a participação dessas autoras no início do Movimento e a história deste em sua diversidade: os eventos, a retomada da oralidade na prática poética, seus simultâneos processos de produção e divulgação da poesia, sua forte relação com a arte popular do Nordeste e a forma como se alinha à produção literária dessas autoras enquanto representação coletiva pioneira de autoria feminina, tendo em vista que seu núcleo embrionário foi formado por um número significativo de mulheres. A hipótese é que o MEIPE foi o primeiro movimento articulado a apresentar um número significativo de mulheres. Nessa perspectiva, a partir do estudo das obras dessas três autoras, bem como da história do MEIPE, investigou-se como suas vozes contribuíram para a reescrita predominantemente masculina da literatura pernambucana e de que maneira construíram seus respectivos projetos estéticos entre a renovação e a tradição. Foram considerados o traço estilístico-formal do poema e do verso curto comum entre elas e os traços específicos da linguagem de cada uma, assim como de que forma esses traços apontam para os discursos de emancipação da mulher. Assim, no cenário contemporâneo da literatura, por meio das relações entre literatura, história e memória, discutese a produção poética de autoria feminina da década de 1980 em Pernambuco e seus desdobramentos em outras obras das autoras em foco. Deram suporte a essa discussão os pensamentos de Paul Ricoeur, sobre literatura, história e memória; Roman Jakobson, no que tange aos aspectos formais da linguagem; Edward Said, sobre a questão do cânone; e Michelle Perrot, sobre a mulher e sua história, além de outros autores e autoras cujas reflexões contribuem para o desenvolvimento desta pesquisa.