A CONFIGURAÇÃO POLÍTICA NA DRAMATURGIA IBERO-AMERICANA: HISTÓRIA DE UMA ESCADA (BUERO VALLEJO) E ADEUS, ROBINSON (JULIO CORTÁZAR)
Dramaturgia ibero-americana. Teatro político. Buero Vallejo. Julio Cortázar.
Esta tese investiga a configuração política na dramaturgia ibero-americana, a partir da análise das seguintes peças: História de uma escada (1949), de Antonio Buero Vallejo e Adeus, Robinson (1977), de Julio Cortázar. O objetivo da pesquisa constitui-se em identificar e examinar o olhar dos dramaturgos sobre o funcionamento político e social de Espanha e Argentina, respectivamente. Dessa forma, essa tese se sustenta a partir da hipótese dos discursos engajados que confrontam ficção e história, texto e contexto que instigam o pensamento crítico do público sobre os problemas sociais e políticos que assolam os dois países. A pesquisa busca demonstrar um panorama sobre o teatro do século XX e apontar a visão trágica dos dramaturgos. O corpus apresenta representações de conflitos culturais que marcam a reestruturação da Espanha metaforizados em uma escada e a reorganização da ilha colonizada, em alusão à Argentina. A tragédia social e o fracasso individual e coletivo são elementos comuns nesses dramas sociais e políticos. Logo, a pesquisa buscou referências que atribuíssem embasamentos aos estudos da cultura e da história, tais como Bhabha (1998), Said (2012) e Candido (2006) e para fundamentar sobre a teoria do drama, fomos guiados pelas ideias de Esslin (1978), Domenéch (1973), Feijoo (1982), Carrera (2010) e Oviedo (2001).