ADAPTAÇÃO LITERÁRIA EM QUADRINHOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino e Literatura; Formação do leitor; Adaptação em quadrinho;
Neste estudo, propomos a utilização das adaptações literárias em História em Quadrinhos para uma abordagem do texto literário no ensino fundamental II, com o objetivo de aproximar o leitor dos textos literários. Apresentamos em nosso trabalho atividades desenvolvidas com uma turma do 8º ano do ensino fundamental em uma escola de Várzea Grande- MT, com o texto Conto de Escola de Machado de Assis e adaptado para os quadrinhos por Francisco Vilachã. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma estratégia de letramento literário, baseada na sequência básica de Cosson (2014) sobre os elementos que constituem a História em Quadrinhos, fundamentado em Ramos (2022) e Rama e Vergueiro (2022) que apontam a leitura narrativa quadrinizadas, uma alternativa para apresentar a leitura do texto literário. Apresentamos a descrição das atividades e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que adaptaram a história pela perspectiva de outros personagens e também para os quadrinhos. Para dar suporte ao nosso trabalho buscamos embasamento teórico e crítico em alguns pesquisadores, como Zilberman (1984, 1986, 1990, 2005, 2007, 2009), Aguiar e Bordini (1993), Candido (2000, 2006, 2011), Colomer (2003, 2007, 2017) entre outros.