EMANCIPAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DO ENSINO FUNDAMENTAL II ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTOS
Rildo Cosson. Letramento. Literário.
O letramento de uma forma em geral é um dos grandes desafios da educação brasileira, resultando muitos analfabetos funcionais. A literatura pode ser apontada como um dos caminhos para resolução deste cenário. No entanto, é necessário que sejam realizadas ações de letramento literário por parte dos educadores e da escola em geral, promovendo nestes indivíduos o “gosto” e a motivação pela leitura. Dentro deste contexto, o objetivo deste estudo foi introduzir o letramento literário para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental (13 e 14 anos), através da apresentação de dois contos, e, utilizando a metodologia básica de Rildo Cosson (2006). O estudo foi realizado em uma Escola Estadual na cidade de Sorriso/MT. Após a aplicação foi possível observar que esta faixa etária possui grande resistência a leitura, porém, a introdução através de contos que sejam de interesse coletivo podem ser uma importante ferramenta para que este aluno se torne um leitor. Para dar suporte à pesquisa, foram utilizados embasamento teórico e crítico de alguns pesquisadores, a saber: Candido (2011, 2002 e 1972), Hunt (2006), Jouve (2002), Colomer (2007), Soares (1999) e, Bordini e Aguiar (1988), dentre outros que auxiliaram no estudo proposto.