“NO ABSOLUTO DE SI MESMO”
A ESTRUTURAÇÃO SO SUJEITO SOLITÁRIO NOS ROMANCES ALEGRIA, DE EDUARDO MAHON E A PESTE, DE ALBERT CAMUS
Palavras-chave: Alegria, A peste, Narrador, Sujeito solitário, Romance
A presente dissertação procura fazer um estudo aprofundado das características da narrativa moderna contemporânea nas obras Alegria (2018) de Eduardo Mahon e A peste (1947) de Albert Camus com foco na configuração dos narradores. Tendo como principal ênfase o sujeito solitário e a subjetividade construída a partir do isolamento, este se justifica pelo fato de que os romances apresentam personagens principais com comportamentos que se assemelham. Embora este seja narrado em terceira pessoa e aquele em primeira procuraremos desenvolver um estudo analítico-comparativo entre essas duas narrativas tomando como ponto de partida os contextos de produções, a composição estética e como esses aspectos das obras se presentificam na configuração do sujeito contemporâneo. Objetivando compreender socialmente as produções em seus momentos históricos e literários estabeleceremos liames entre os autores e suas fortunas críticas, bem como refletir sobre a configuração do narrador solitário nesses romances procurando compreender os sujeitos sociais dos séculos XX e XXI. Para a fundamentação teórica da pesquisa lançaremos mão dos estudos de Adorno (2003), Benjamin (1994), Bakhtin (1990), Auerbach (2002), Watt (1997) entre outros a fim de fundamentar o desenvolvimento da dissertação.