O CORPO FEMININO E A FORÇA DO AMOR:
EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DE SEUS LINDOS LÁBIOS, DE MARÇAL AQUINO, (2005)
Corpo feminino; Romance; Narrador; Marçal Aquino,
O escritor, jornalista e roteirista de cinema brasileiro, Marçal Aquino, ao lançar Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios (2005), forneceu elementos para uma compreensão acerca de como o corpo feminino se inscreve na ficção brasileira contemporânea. A presente dissertação tem por objetivo fundamental averiguar a representação da mulher e a configuração estética de uma nova identidade feminina no referido romance. A proposta do estudo alicerça-se na análise da construção da personagem feminina, compreendendo a forma de configuração do fenômeno textual do erotismo na narrativa em questão, que tem como centro a enigmática, bela, ingênua, sensual e sedutora Lavínia. Face à ordem que o autor estabeleceu para o conflito dramático e a história narrada, as circunstâncias espaço-temporais vão propiciar diferentes visadas à vida privada no âmbito dos relacionamentos íntimos e colocar o leitor frente a frente com a dialética das contradições humanas. Resguardadas as suas evidentes singularidades, ocorre-nos indagar, em que medida, o referido romance dialoga com elementos temáticos que emergem na memória discursiva do leitor no âmbito da literatura ocidental, tais como: Anna Kariênina (1877), de Liev Nikolaevich Tolstói, Madame Bovary (1856), de Gustave Flaubert, e Luísa, em O Primo Basílio (1878) de Eça de Queirós? O que a nova visada romanesca tem a dizer sobre o desejo, o erotismo e o envolvimento de personagens femininas em triangulação amorosa, sob o olhar masculino na contemporaneidade? O arcabouço teórico relacionado ao erotismo pauta-se nos estudos de Freud, Bataille, Foucault, Branco, Caezenin, Durigan, Ferraz, Hunt, Kollontai, Lapeiz, Llosa, Lyncnh, Maingueneau, Russel, entre outros. Para além disso, levaremos em conta as perspectivas dos narradores e a construção discursiva dos narradores, diante de um modo narrativo contemporâneo. Acerca dos demais aspectos estéticos e estruturais do romance, no que se refere às questões da teoria literária, Bakhtin, Candido, Friedman, Kristeva, Carvalhal, Chiappini, Tacca, entre outros. Para compreender a construção das figuras femininas representativas dos romances, e como se dá o percurso de transformação da protagonista na nova visada ficcional que vai do desamparo e abusos na adolescência, transita entre o desejo de sobrevivência, a angústia, o desespero até à luta pela redenção, tomamos como aporte teórico Bosi, Candido, Dalcastagnè, Dal Farra, Gomes, Spivak, Xavier, entre outros. Com este estudo esperamos contribuir com a linha de pesquisa Literatura e Vida Social nos países de Língua Portuguesa, em especial sobre a configuração da imagem da mulher na ficção brasileira contemporânea.