ENTRE O FÁCIL E O NÃO: A TEORIA DA COMPOSIÇÃO EM JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Teoria da composição, João Cabral de Melo Neto, Poesia modernista brasileira.
Este trabalho parte de uma revisão analítica e bibliográfica da obra de João Cabral de Melo Neto, focado sobretudo na dimensão da teoria da composição poética, e de suas implicações para a construção do lirismo que o autor pernambucano nos revela ao longo de sua poética. Partindo do livro ‘’Poesia e composição: A inspiração e o trabalho de arte’’ (2003) de João Cabral de Melo Neto, fizemos uma revisão detalhada sobre como o teórico pensa o poema, o poeta, e os modos de se fazer o objeto poemático, e suas implicações na poesia modernista. Analisaremos alguns poemas da poética Cabralina para adensar tais concepções, pretendemos também evidenciar a inerente ligação entre o Cabral poeta, e o Cabral teórico. Estabeleceremos durante o trabalho um diálogo entre eles para fundamentar ainda mais as discussões sobre a ‘’Teoria da Composição’’. Mostraremos como sua metapoesia estava profundamente interligada a sua teoria composicional. Para dar fundamentação à estas ideias, analisaremos a metáfora da aranha como símile do fazer poético, assim como também o gesto violento e vigilante do ato criacional apontado por Cabral. Por fim, analisaremos dois poemas de ‘’O engenheiro’’ (1945) e o último poema escrito pelo poeta, ‘’Pedem-me um poema’’ (1991), nossa intenção é demonstrar a atemporalidade da teoria da composição na vida de João Cabral de Melo Neto. Nossa ideia é demonstrar a grandeza de sua poética e de sua teoria para a história da literatura brasileira. Para além do livro teórico de Cabral (2003) usaremos como corpus escolhido nesta pesquisa para tecer a fundamentação crítica-teórica, Antonio Carlos Secchin (1999), (2014) e (2018), Antonio Candido (2006), Antonio Miranda (2018), Benedito Nunes (2007), Hugo Friedrich (1991), João Alexandre Barbosa (2002), João Cabral de Melo Neto (1997), João Cabral de Melo Neto (1997) [2], Haroldo de Campos (2019), entre outros que se fizerem necessários para discutirmos a teoria da composição.