PROVOCAÇÃO AO LEITOR JUVENIL EM SAPATO DE SALTO, DE LYGIA BOJUNGA
Literatura juvenil; Lygia Bojunga Nunes; Leitor; Interação; Efeito estético.
A pesquisa que dá corpo a essa dissertação de mestrado foi desenvolvida com o intuito de analisar, a partir da perspectiva interacionista da linguagem e da estética da recepção, as estratégias utilizadas pela autora Lygia Bojunga Nunes para evocar a participação do leitor na obra literária. No romance que serviu de corpus desta análise, Sapato de Salto (2006), percebe-se que a ação verbal comunicativa está direcionada para o social, pois trata de temas fracturantes, como abuso sexual, prostituição, pedofilia, homo afetividade, violência doméstica, sem, contudo, ser erótico, lascivo ou vulgar, permitindo que o jovem vá atribuindo sentidos e construindo significados à leitura, ao mesmo tempo em que é captado para ela. Para isso, procuramos identificar signos discursivos, simbólicos e intertextuais na obra Sapato de Salto (2006) que, entrelaçados ao amadurecimento pessoal e profissional da escritora em interação constante com seu público, permitem a provocação de efeitos críticos e humanizadores em quem lê. Nossos estudos pautaram-se nos teóricos Mikhail Bakhtin (1993, 1997, 2003, 2006, 2010), Hans Robert Jauss (1994), Wolfgang Iser (1996), nas pesquisadoras e ensaístas brasileiras Aguiar & Bordini (1988), Marisa Lajolo (2007, 2011), Regina Zilberman (2007, 2011, 2012), Perrone-Moisés (1990) e no expoente da crítica literária brasileira, Antônio Cândido (1972, 1988, 2004, 2006, 2009), entre outros. Pôde-se verificar que Lygia Bojunga endossa a tese do sócio interacionismo e da estética da recepção na leitura e literatura, pois verificou-se, na obra Sapato de Salto, dialogismo entre obras e com o leitor, valorização do saber prévio, ampliação desse saber através da quebra de paradigmas e da ativação de sua participação responsiva em reflexões empáticas acerca de assuntos pouco discutidos com os jovens, mas muito vivenciados por eles, favorecendo a compreensão de si mesmo, do outro e sua (trans) formação literária.