REPRESENTAÇÕES DE CONSTRUÇÃO DO LEITOR EM SAPATO DE SALTO, DE LYGIA BOJUNGA
literatura juvenil; Lygia Bojunga Nunes; leitor; interação; estética da recepção
A pesquisa que dá corpo a essa dissertação de mestrado foi desenvolvida com o intuito de analisar, a partir da perspectiva interacionista da linguagem e da estética da recepção, as estratégias utilizadas pela autora Lygia Bojunga para evocar a participação do público na obra literária, as quais constituem representações de construção do leitor, por permitirem que o mesmo vá atribuindo sentidos e construindo significados à leitura, ao mesmo tempo em que é captado para ela. Para isso, procuramos identificar signos discursivos, simbólicos e intertextuais na obra Sapato de Salto (2006) que, entrelaçados ao amadurecimento pessoal e profissional da escritora em interação representativa com o leitor, permitem a provocação de efeitos críticos e humanizadores sobre o mesmo. Nossos estudos pautaram-se nos teóricos Mikhail Bakhtin (1993, 1997, 2003, 2006, 2010), Hans Robert Jauss (1994), Wolfgang Iser (1996), nas pesquisadoras e ensaístas brasileiras Aguiar & Bordini (1988), Marisa Lajolo (2007, 2011), Regina Zilberman (2007, 2011, 2012), Perrone-Moisés (1990) e no expoente da crítica literária brasileira, Antônio Cândido (1972, 1988, 2004, 2006, 2009), entre outros. Pôde-se verificar que Lygia Bojunga endossa a tese do sócio interacionismo e da estética da recepção na leitura e literatura, pois há na obra Sapato de Salto, dialogismo entre obras e com o leitor, valorização do saber prévio, ampliação desse saber através da quebra de paradigmas e da ativação de sua participação responsiva em reflexões empáticas acerca de assuntos pouco discutidos com os jovens, mas muito vivenciados por eles, favorecendo a compreensão de si mesmo, do outro e sua (trans) formação literária.