DA ORALIDADE À ESCRITA: UMA ANÁLISE DO RECONTO EM HISTÓRIAS À BRASILEIRA DE ANA MARIA MACHADO
Ética; Estética; Conto; Tradição oral; Ana Maria Machado.
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo a análise do conteúdo ético e da forma estética da obra de Ana Maria Machado na coleção de quatro volumes de Histórias à Brasileira, tomando como corpus os contos A Moura Torta, Pedro Malasartes e a sopa de Pedra, Pedro Malasartes e o Surrão Mágico, Pedro Malasartes e o Lamaçal Colossal. Os contos chamam atenção pelo fato de a autora ter usado técnicas originadas da forma tradicional da narrativa oral e reelaborar na forma escrita com um toque particular. A pesquisa também tem como foco a identificação de traços da oralidade presentes nos recontos. Será analisado o procedimento narrativo praticado pela autora no processo do reconto, sobretudo nos aspectos estéticos que o aproximam da tradição narrativa popular, sob sua habilidade e criatividade na tarefa de direcionar as histórias recontadas ao público infantil, a formação da ética originada na sabedoria popular que ainda se pode construir a partir da leitura do reconto. Apresenta uma breve análise sobre os conceitos de mimesis e infância de Walter Benjamin, em que o autor coloca em questão a aprendizagem infantil por meio da capacidade mimética ao realizar seu conhecimento do mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade.