RECEPÇÃO DA OBRA LITERÁRIA: O EMPODERAMENTO DE GÊNERO NAS OBRAS AÇÚCAR AMARGO DE LUIZ PUNTEL E A MOÇA TECELÃ DE MARINA COLASSANTI
Literatura Infanto-juvenil, Teoria da Recepção, Formação do Leitor, Letramento Literário.
O presente trabalho tem como objetivo analisar como se deu a recepção da obra Açúcar Amargo (2001) de Luiz Puntel e do conto A Moça Tecelã (1999) de Marina Colasanti pelos alunos do 8 º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Parecis de Campo Novo do Parecis, visando conhecer o empoderamento feminino por meio do hábito da leitura nos referidos alunos e alunas. Esse empoderamento concede a mulher ser um sujeito de direitos. Foram realizadas cinco oficinas de leitura na turma, seguindo como fundamento a sequência didática de Rildo Cosson (2018). Para essas sequências utilizamos as obras mencionadas anteriormente, o filme Valente e o texto 10 mulheres empoderadas que em 2015 provaram que vale a pena lutar de forma a visualizar a mulher em situações diversas. Observamos ainda como os estudantes interagem e dialogam com as narrativas no cotidiano escolar. Para dar suporte ao nosso trabalho buscamos embasamento teórico e crítico em alguns pesquisadores, que nos últimos tempos discutiram essa questão, a saber: Jauss (1994), André (2004), Coelho (1982, 2000, 2012), Naspoline (1996), Antunes (2003), Lajolo (2007), Zilberman (1984, 1986, 1990, 2005, 2007, 2009), Aguiar e Bordini (1993), Candido (2000, 2006, 2011), Colomer (2003, 2007, 2017) entre outros para compreensão do tema. Após a aplicação das oficinas e a análise, percebemos que os estudantes relacionam a obra com as experiências que conhecem na vida, através de um parente ou através dele mesmo. A obra literária dialoga com o leitor fazendo-o se sentir parte da história.