PRÁTICAS DE ENSINO A PARTIR DO TRANÇADO DO ABANADOR (BARUKWA) COM OS ALUNOS DA ETNIA BALATIPONE
(Conteúdos, Povos Indígenas, Saberes Ancestrais, Artefatos Indígenas, Escola Indígena).
O presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós Graduação de Ensino em Contexto Indígena Intercultural sobre saberes tradicionais do Povo Balatipone e os conhecimentos que podem ser articulados para prática pedagógica, em escolas indígenas. Teve como objetivo identificar e compartilhar possíveis conhecimentos sobre práticas de ensino escolares que podem estar presentes na confecção do abanador, objeto pertencente a cultura material e imaterial Balatipone. Essa pesquisa foi desenvolvida com alunos do quarto ano seriado da escola Municipal Indígena Jula Paré que fica no território Indígena Balatipone, aldeia Balatipone município de Barra do Bugres/MT. Para o desenvolvimento da pesquisa foi estabelecido com os alunos que o estudo trataria dos processos para realizar os trançados (Barukwa). Com base na metodologia de pesquisa participativa de cunho etnográfico, foram desenvolvidas etapas de observação e escuta dos anciões, coletada de material para o trançado, orientação para confecção dos trançados, e por fim os registros das atividades práticos-reflexivas sobre todo o processo desenvolvido. Nos dados obtidos identificamos que esta atividade que articulava práticas culturais com atividades escolares despertou muito interesse nos alunos. Foi possível observar que tanto na orientação da anciã e da professora, quanto no momento de coleta de material, bem como na confecção dos artefatos, os alunos ficaram muito interessados em aprender os trançados. Através desta pesquisa conseguimos estabelecer um diálogo intercultural e interdisciplinar que permitiu a identificação de conhecimentos sobre matemática, ciências, geografia e outros que se fizeram presentes durante a prática cultural.