Concentration area
Master's degree
ENSINO
Research Lines :
› ENSINO E LINGUAGENS EM CONTEXTO INTERCULTURAL
ENSINO- Abordagens de questões relacionadas às artes e literaturas indígenas, enfocando processos culturais criativos diversos. Estudos sobre o ensino de línguas indígenas e de língua portuguesa, dando ênfase às políticas linguísticas de fortalecimento e manutenção das línguas dos variados povos. Artes, literatura e oralidade farão parte dos estudos teóricos e práticos dessa área de conhecimento. Política linguística e ensino de língua indígena nas escolas das aldeias serão temas de estudos também dessa área. Além disso, o ensino de língua portuguesa será trabalhado em diferentes situações sociolinguísticas: ensino de português em comunidades indígenas falantes de português, ensino de português como segunda língua em comunidades bilíngues e ensino de português em comunidades indígenas falantes de várias línguas. Nesse caso, o enfoque será dado às particularidades do ensino da língua portuguesa nos variados contextos.
› ENSINO, DOCÊNCIA E INTERCULTURALIDADE
ENSINO- Investigação dos fundamentos e do processo de construção dos saberes discentes e/ou docentes na aprendizagem, no ensino e na pesquisa assumida como princípio pedagógico. Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em contexto indígena intercultural. Formação alicerçada em fundamentos teóricometodológicos para a qualificação de profissionais com perfil de pesquisador, com habilidades para seguir carreira acadêmica, bem como, formar professores capazes de ser “formadores de formadores”, e também atuar na educação básica em sintonia com as políticas de sustentabilidade social, econômica e ambiental dos povos indígenas.
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1