Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDEVINO HARISON AMAJUNEPA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDEVINO HARISON AMAJUNEPA
DATA : 27/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet/ Link de acesso à sala virtual = meet.google.com/trt-wtwz-ukn
TÍTULO:

ENSINO DA LÍNGUA BALATIPONE: BRINCADEIRA XIRIPA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA JULA PARÉ


PALAVRAS-CHAVES:

Brincadeira Xiripa – revitalização da língua Balatiponé - ensino-aprendizagem – atividades lúdicas


PÁGINAS: 65
RESUMO:

O presente trabalho é resultado de pesquisa sobre a revitalização da língua. realizada com crianças do povo Balatipone, alunos das turmas multisseriadas – terceiro, quarto e quinto anos do ensino fundamental da Escola Municipal Indigena Jula Pare, centralizada na aldeia Umutina, no município de Barra dos Bugres - M.T.  O trabalho foi desenvolvido em etapas e dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo contém informações bibliográficas e de fontes da tradição oral sobre as primeiras informações da existência do povo Balatiponé, sobre seus mitos de origem e crenças, sobre língua, território, localização e população. Encontram-se informações sobre fatos traumáticos vivenciados pelos Balatipone nos primórdios do contato pacífico entre eles e os não indígenas, os quais provocaram perdas irreversíveis como a morte física e aniquilamento da língua e da cultura dos Balatiponé, bem como o processo histórico da educação escolar na aldeia Umutina e as sequelas na transmissão de conhecimentos ancestrais.   Também se apresenta um importante destaque quanto ao papel do professor Balatipone, seus dilemas e suas perspectivas enquanto educador. No segundo capítulo, é apresentada a proposta de ensino como foi idealizada, planejada, organizada e como as ações foram executadas.  Para que os resultados desta pesquisa fossem atingidos, foram utilizadas atividades lúdicas, tomando como ponto de partida uma brincadeira tradicional do povo Balatiponé, denominada Xiripa, a qual serviu de estratégia e recurso didático para o ensino da língua Balatipone. Convém ressaltar que as atividades propostas neste trabalho proporcionaram resultados muito satisfatórios, tanto  em sala de aula, através de atividades diversificadas que foram produzidas pelos alunos, quanto  fora dela, na continuidade da brincadeira e na sua disseminação entre as outras crianças da aldeia, especialmente pelo uso das palavras e frases que as crianças expressaram durante a brincadeira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 70160009 - REJANE CENTURION GAMBARRA E GOMES
Interno - 34875013 - LUCIMAR LUISA FERREIRA
Externo à Instituição - STELLA VIRGÍNIA TELLES DE ARAÚJO PEREIRA LIMA - UFPE
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 16:31
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1