GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO APIAKÁ
School autonomy, Leonardo Crixi School, Democratic management, Political-Pedagogical Project (PPP), Valuing traditional knowledge.
Esta pesquisa aborda a Educação Escolar Indígena Apiaká, destacando sua importância na preservação cultural, participação comunitária e autonomia escolar. A escola desempenha um papel fundamental na valorização dos saberes tradicionais, garantindo que o ensino seja contextualizado e respeite a identidade do povo Apiaká. A pesquisa buscou compreender como a gestão da escola contribui para o fortalecimento desse modelo educacional, promovendo iniciativas que integram o conhecimento acadêmico às práticas culturais da comunidade. A preservação cultural é um dos aspectos mais relevantes da educação escolar indígena, pois está diretamente ligada à identidade do povo Apiaká. Dessa forma, o estudo buscou compreender a relação entre gestão escolar e preservação dos costumes indígenas. A pesquisa fornece subsídios para fortalecer a gestão escolar e aprimorar as práticas educacionais na comunidade Apiaká. O ensino diferenciado é essencial para garantir que os alunos tenham uma formação acadêmica de qualidade sem perder o vínculo com suas raízes culturais.