Banca de DEFESA: WILLIAN BARBOSA CAETANO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILLIAN BARBOSA CAETANO
DATA : 31/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Entre tranças e páginas: representação do cabelo da menina negra na literatura infantil contemporânea em Mato Grosso


PALAVRAS-CHAVES:

Cabelo ruim?; Neusa Baptista Pinto; literatura infanto-juvenil;  representatividade negra; identidade racial; educação antirracista.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A literatura infantil e juvenil brasileira historicamente negligenciou a diversidade racial,  perpetuando estereótipos e invisibilizando a população negra. Esta dissertação analisa a  literatura contemporânea voltada para crianças, com foco na representação do cabelo da  menina negra, a partir da obra Cabelo Ruim? (2006), de Neusa Baptista Pinto. A pesquisa  parte da compreensão de que o racismo estrutural se manifesta na literatura e na educação,  impactando diretamente a autoestima e a identidade das crianças negras. O estudo propõe que  a literatura infanto-juvenil, quando comprometida com a valorização da diversidade, pode  atuar como ferramenta na desconstrução de padrões racistas e na promoção da educação  antirracista. Dessa forma, investiga como a obra analisada retrata questões de racismo e  autoaceitação, além de examinar o impacto das narrativas na construção da identidade racial  infantil. O referencial teórico inclui autores como Regina Zilberman, Nilma Lino Gomes e  Stuart Hall, além de abordagens dos Estudos Decoloniais, como Frantz Fanon e Aníbal  Quijano. A metodologia adotada é baseada em análise qualitativa e interpretativa,  considerando o papel da literatura na formação social e na construção de um imaginário mais  inclusivo. A pesquisa também dialoga com a tradição da literatura infanto-juvenil no Brasil,  particularmente em Mato Grosso, e sua relação com a ideologia dominante, destacando a  forma como personagens negros foram historicamente retratados. A dissertação reforça a  importância de narrativas que promovam o empoderamento da identidade negra desde a  infância e a necessidade de práticas educativas mais inclusivas. Conclui que a literatura não  apenas reflete a sociedade, mas pode atuar como agente de transformação, contribuindo para  um ambiente mais igualitário e representativo para todas as crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82321001 - ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
Interno - 46475020 - AGNALDO RODRIGUES DA SILVA
Externa à Instituição - 571.349.601-53 - MARIA AUXILIADORA DE ALMEIDA - IFMT
Externa à Instituição - RENATA BEATRIZ BRANDESPIN ROLON - UEA
Notícia cadastrada em: 31/03/2025 10:48
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