Entre tranças e páginas: representação do cabelo da menina negra na literatura infantil contemporânea em Mato Grosso
Cabelo ruim?; Neusa Baptista Pinto; literatura infanto-juvenil; representatividade negra; identidade racial; educação antirracista.
A literatura infantil e juvenil brasileira historicamente negligenciou a diversidade racial, perpetuando estereótipos e invisibilizando a população negra. Esta dissertação analisa a literatura contemporânea voltada para crianças, com foco na representação do cabelo da menina negra, a partir da obra Cabelo Ruim? (2006), de Neusa Baptista Pinto. A pesquisa parte da compreensão de que o racismo estrutural se manifesta na literatura e na educação, impactando diretamente a autoestima e a identidade das crianças negras. O estudo propõe que a literatura infanto-juvenil, quando comprometida com a valorização da diversidade, pode atuar como ferramenta na desconstrução de padrões racistas e na promoção da educação antirracista. Dessa forma, investiga como a obra analisada retrata questões de racismo e autoaceitação, além de examinar o impacto das narrativas na construção da identidade racial infantil. O referencial teórico inclui autores como Regina Zilberman, Nilma Lino Gomes e Stuart Hall, além de abordagens dos Estudos Decoloniais, como Frantz Fanon e Aníbal Quijano. A metodologia adotada é baseada em análise qualitativa e interpretativa, considerando o papel da literatura na formação social e na construção de um imaginário mais inclusivo. A pesquisa também dialoga com a tradição da literatura infanto-juvenil no Brasil, particularmente em Mato Grosso, e sua relação com a ideologia dominante, destacando a forma como personagens negros foram historicamente retratados. A dissertação reforça a importância de narrativas que promovam o empoderamento da identidade negra desde a infância e a necessidade de práticas educativas mais inclusivas. Conclui que a literatura não apenas reflete a sociedade, mas pode atuar como agente de transformação, contribuindo para um ambiente mais igualitário e representativo para todas as crianças.