IKUIAPÁ: NA BOCA DO PARI: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA JUVENIL EM MATO GROSSO
Literatura Juvenil; Identidade; Leitor; Ensino.
A presente dissertação tem, como objetivo central, a análise da obra literária intitulada: Ikuiapá: na boca do Pari (2020), de Anna Maria Ribeiro Costa e Rosemar Eurico Coenga, bem como o desenvolvimento de uma proposta de mediação de leitura literária voltada ao ensino de literatura juvenil, no contexto de sala de aula. A pesquisa científica investiga o modo como as representações culturais e identitárias, presentes na obra literária em questão, contribuem à formação de sujeitos leitores crítico-reflexivos, além de postular estratégias de mediação de leitura literária as quais promovam uma leitura mais fluida em um contexto educacional. A metodologia utilizada para este estudo consistiu por uma abordagem crítica para que pudéssemos explorar a materialidade literária da obra, enfatizando a importância dos mitos e da identidade no processo de (re)construção e (re)formulação do sujeito leitor. Ademais, propõe-se uma mediação de leitura que se integre as metodologias relativas ao letramento literário, ao método recepcional e a metodologias ativas, com o intuito de fomentar a prática da leitura literária no âmbito do ensino. Por fim, esperamos que os resultados desta investigação contribuam à construção de uma possibilidade de mediação de leitura literária que valorize a identidade sociocultural e, ao mesmo tempo, potencialize o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo de/entre os sujeitos em etapa de formação escolar.