Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMERO MOPIDAPENEN PAITER SURUÍ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMERO MOPIDAPENEN PAITER SURUÍ
DATA : 04/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

A FUNÇÃO SOCIOPOLÍTICA E CULTURAL DA DOCÊNCIA INDÍGENA


PALAVRAS-CHAVES:

Docência indígena, Paiter Suruí, interculturalidade.


PÁGINAS: 31
RESUMO:

Este trabalho trata da docência na educação escolar indígena dos Paiter Suruí face ao desafio da responsabilidade em relação à cultura tradicional e os conhecimentos não indígenas. A legislação nacional garante o direito a uma educação específica e diferenciada e também o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-indígenas. Compete ao professor, com a devida formação e orientações, trabalhar em prol da efetivação desses direitos, o que envolve a comunidade escolar, seus tempos e espaços e as relações com as instituições de ensino. O objetivo deste trabalho é problematizar o entendimento da função sociopolítica e cultural da docência indígena no contexto da Educação Escolar Indígena. A entrevista com pessoas da comunidade é o procedimento adotado para colher as informações e as análises são fundamentadas em estudos bibliográficos e de documentos que instituem as bases legais desta educação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - KÁTIA CAROLINO - USP
Notícia cadastrada em: 05/04/2022 14:45
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