Banca de DEFESA: Vilma Monteiro

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Vilma Monteiro
DATA : 12/06/2023
HORA: 13:30
LOCAL: sala de vídeo conferência
TÍTULO:

DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO – MT


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas em Campo, Ensino de Botânica, Metodologias


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A busca por melhorias nos processos de ensino/aprendizagem, assim como, compreender como ocorre o processo de construção do conhecimento é um passo fundamental para melhorar a práxis docente. No ensino de Ciências e Biologia. A falta de interesse por porte dos educandos para os conteúdos de botânica é um dos maiores fatores para a baixa compreensão dos conteúdos. No entanto, é evidenciado que esse desinteresse é causado pela falta de dinamização das aulas, em uma realidade onde docentes se limitam-se na metodologia de ensino de aulas teóricas. Nessa perspectiva, aulas práticas em campo com foco no ensino de botânica torna-se fundamentais para o desenvolvimento das aulas de ciências, e fundamentais para realizar a interação do educando e sua realidade socioambiental, já que é evidenciado uma falta de motivação dos educandos para a aprendizagem de botânica, e falta de contextualização do ensino com a realidade dos educandos. Além disso, a carência de trabalhos científicos sobre o ensino de botânica, com uma insuficiência ainda maior de estudos sobre a flora brasileira, impulsionou a realização deste estudo. Baseando-se nessas questões, este trabalho foi dividido em dois capítulos, com dois objetivos principais. O primeiro buscou realizar aulas teóricas e práticas de Botânica em espaços formais e não formais de ensino com educandos do Ensino Fundamental utilizando diferentes métodos de ensino com a finalidade de avaliar qual método garante aos educandos uma melhor aprendizagem e de propor aos docentes estratégias que possam manter os educandos engajados e que melhore a qualidade de ensino. E no segundo, elaborar uma cartilha educativa contendo guia e planos de aulas em uma trilha ecológica interpretativa de acessibilidade, com diferentes conteúdos de botânica. A elaboração deste estudo, apresenta-se uma alternativa diferenciada para potencializar o ensino de ciências e conteúdo de botânica, de modo que estes sintam-se empolgados e envolvidos no processo de ensino/aprendizagem, potencializando a assimilação do conteúdo. Além disso, os resultados deste estudo demonstram a relevância de se trabalhar botânica a partir do nível de conteúdo de cada turma e com aulas práticas. Assim, conclui-se que para a aplicação das aulas práticas nas trilhas ecológicas e laboratório, é primordial a preparação de tal ambiente, identificação das espécies presentes na trilha, pontos de paradas e conhecimento sobre o público a ser abordado, a fim de potencializar a transmissão e construção do conhecimento, e alcançar a sensibilização dos educandos perante a temática abordada. Por fim, o objetivo de dinamizar o ensino de botânica, e proporcionar maior compreensão do conteúdo pelos educandos envolvidos foi alcançado, visto que, foi possível observar o envolvimento dos mesmos nas etapas das atividades realizadas, e maior assimilação do conteúdo aplicado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 96420004 - IVONE VIEIRA DA SILVA
Interno - 253817001 - JULIANA GARLET
Externo ao Programa - 217513018 - MARCOS JOSE GOMES PESSOA
Externo à Instituição - GLAZIELE CAMPBELL DA SILVA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 15:34
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