Banca de DEFESA: BRUNA MORISSO CARGNIN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA MORISSO CARGNIN
DATA : 15/06/2023
HORA: 13:30
LOCAL: sala de vídeo conferência
TÍTULO:

ATRIBUTOS MORFOANATÔMICOS DA FOLHA E LENHO EXPLICAM A COOCORRÊNCIA DE ESPÉCIES EM FITOFISIONOMIAS CONSTRATANTES DA AMAZÔNIA MERIDIONAL?


PALAVRAS-CHAVES:

Transição Cerrado-Amazônia, anatomia funcional, adaptação, mudanças climáticas 


PÁGINAS: 60
RESUMO:

As mudanças que ocorrem no ambiente promovem pressão sobre a vegetação tornando os ecossistemas mais vulneráveis, e estas mudanças podem ocasionar ajustes nas estruturas das plantas. Neste sentido a combinação de atributos da folha e do lenho formam parâmetros úteis para entender estratégias das plantas, como por exemplo as relacionadas ao estresse hídrico, contribuindo para compreender as respostas às mudanças climáticas. Sabemos que as combinações de atributos da folha e do lenho precisam ser estudadas mais profundamente, dessa forma com o intuito de entender como as espécies se comportam em relação ao ambiente que estão inseridas, nosso estudo tem por objetivo analisar e comparar as estratégias de plantas coocorrentes na transição Cerrado-Amazônia (cerradão e savana amazônica), a fim de compreender a relação da estrutura e função entre folha e lenho. Realizamos o estudo na região de transição Cerrado-Amazônia ao norte do Estado de Mato Grosso, em dois municípios, os quais são: Nova Canaã do Norte e Alta Floresta. Coletamos quarenta indivíduos de quatro espécies lenhosas (Dacryodes microcarpaEmmotum nitensMyrcia splendens e Simarouba versicolor) com coocorrência nas duas áreas. Para cada amostra realizamos medidas morfoanatômicas dos atributos da folha e do lenho, além de altura estimada, diâmetro à altura do peito e densidade dos indivíduos. Foram encontradas diversas variações dos atributos foliares e caulinares entre as espécies e observamos que existem alguns padrões em relação a variabilidade intraespecífica, como a área foliar dos indivíduos ser maior no cerradão, exceto para a espécie S. versicolor. O primeiro eixo da PCA foi associado às características relacionadas a eficiência no uso da água, regulação da perda de água e segurança hidráulica e o segundo eixo a características ligadas à taxa fotossintética e ao transporte de água. Observamos que a “Fitofisionomia” explicou baixa variação para a maioria dos atributos, “Espécie” apresentou alta porcentagem para as características da folha e do lenho e “Individuo” alto grau para atributos do lenho. Foi possível observar que o lenho é mais plástico em um aspecto geral de todas as espécies. Além disso, vimos que existem características funcionais que são essenciais para conseguir predizer os parâmetros estruturais da vegetação. Estudos como esse e outros mais aprofundados tornam-se importantes, pois as mudanças climáticas podem influenciar na arquitetura das plantas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 96420004 - IVONE VIEIRA DA SILVA
Interno - 70141009 - OSCAR MITSUO YAMASHITA
Externo ao Programa - 76100100 - PRISCILA FERNANDA SIMIONI
Externo à Instituição - MAURA DA CUNHA - UENF
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 15:34
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1