POTENCIAIS DOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL PROF. BENJAMIN PADOA, ALTA FLORESTA, MATO GROSSO, BRASIL
atlas, anatomia, ciências, escola e morfologia
A construção do ensino de ciências, botânica e educação ambiental deve ser contextualizado, levando em consideração o cotidiano do aluno, além de seu conhecimento prévio. Ademais, o professor deve buscar metodologias que auxilie no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, o emprego de projetos agroflorestais, bem como o uso de um atlas morfoanatômico com as principais espécies desse sistema pode ser uma ferramenta didática valiosa para o processo de ensino e aprendizagem ao transformar o modelo tradicional de ensino tornando o aluno protagonista do próprio processo pedagógico. Sendo assim, este estudo buscou resgatar a história de como ocorreu a implantação e funcionamento do projeto agroflorestal na Escola Municipal Professor Benjamin Padoa, bem como, elaborar um atlas (guia didático) de morfologia e anatomia com as principais espécies desse sistema como uma alternativa para o ensino de ciências, botânica e educação ambiental. O presente estudo foi realizado na Escola Municipal Prof. Benjamin Padoa, no município de Alta Florestal, Mato Grosso, Brasil. No primeiro capítulo foi realizado um levantamento de como ocorreu o processo de implantação e funcionamento do sistema agroflorestal por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado junto aos membros da comunidade escolar, bem como análises do projeto político pedagógico. A análise dos dados se deu numa abordagem qualitativa, resgatando passo a passo o desenvolvimento do projeto, buscando entender a motivação da implantação do sistema agroflorestal na referida unidade de ensino e levantar questões como a sua utilização e importância para comunidade escolar, verificando o potencial pedagógico destes espaços não formais de ensino. No segundo capítulo foram selecionadas as principais espécies representativas de famílias vegetais cujo uso agronômico-comercial ou atividade biológica já estão descritas para confecção do atlas de morfologia e anatomia. As fotos da morfologia externa dos órgãos foram utilizadas para complementar na identificação das espécies do sistema. As fotos da anatomia foram selecionadas de acordo com a presença de estruturas importantes para a aprendizagem de botânica, como sistema dérmico, de preenchimento e vascular. Nos resultados do primeiro capítulo é possível apontar que o projeto agroflorestal da Escola Municipal Prof. Benjamin Padoa surgiu em 2003 com o término da construção da nova estrutura física da escola, a qual deixou a mesma sem vegetação, havendo a necessidade de ocupar os espaços vazios deixados no pátio da escola. Desde a implantação desse projeto a escola vem reforçando a cada dia o seu objetivo com ações ambientais propostas por professores e demais funcionários, buscando favorecer os cuidados necessários para a preservação desse projeto, que se apresenta como uma ferramenta muito útil para a ação educativa. No resultado do segundo capítulo é possivel apontar que o atlas apresenta 20 espécies, com textos explicativos abordando características morfológicas, distribuição geográfica, fenologia e uso, bem como, fotos da anatomia e morfologia dos órgãos vegetais. Ademais, que a elaboração de um atlas (guia didático) de morfologia e anatomia com as principais espécies do sistema agroflorestal seja uma alternativa para o ensino de ciências, botânica e educação ambiental proporcionando assim, balanço positivo no processo de ensino-aprendizagem.