Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA MORISSO CARGNIN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA MORISSO CARGNIN
DATA : 24/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de vídeo conferência- Unidade 1/ Campus de Alta Floresta
TÍTULO:

ATRIBUTOS MORFOANATÔMICOS DA FOLHA E LENHO EXPLICAM A COOCORRÊNCIA DE ESPÉCIES EM FITOFISIONOMIAS CONSTRATANTES DA AMAZÔNIA MERIDIONAL?


PALAVRAS-CHAVES:

Cerradão, Anatomia ecológica, Savana amazônica


PÁGINAS: 45
RESUMO:

As mudanças que ocorrem no ambiente promovem pressão sobre a vegetação tornando os ecossistemas mais vulneráveis, estas mudanças exigem das plantas ajustes morfofisiológicos como altura, condutividade hidráulica e densidade da madeira. A associação dos atributos da folha e do lenho formam parâmetros úteis para entender as estratégias das plantas, como eficiência do uso da água e a resistência à seca, além de contribuir para a compreensão das respostas da vegetação às mudanças climáticas. Sabemos que as combinações de atributos da folha e do lenho precisam ser estudadas mais profundamente, dessa forma com o intuito de entender como as espécies se comportam em relação ao ambiente que estão inseridas, nosso estudo tem por objetivo averiguar e comparar as estratégias de plantas de transição Cerrado-Amazônia (cerradão e savana amazônica) a fim de compreender a relação da estrutura e função entre folha e lenho. Realizamos o estudo na região de transição Cerrado-Amazônia ao norte do Estado de Mato Grosso, em dois municípios, os quais são Nova Canaã do Norte e Alta Floresta. Coletamos quatro espécies lenhosas (Dacryodes microcarpa, Emmotum nitens, Myrcia splendens e Simarouba versicolor) replicando as mesmas espécies nas duas áreas. Para cada amostra realizamos medidas de 25 atributos da folha e do lenho, além de altura estimada, diâmetro à altura do peito e densidade. As espécies estudadas nas duas áreas apresentam variações anatômicas de folha e lenho, sendo que M. splendens foi a que mais apresentou atributos com diferenças estatísticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 96420004 - IVONE VIEIRA DA SILVA
Interno - 253817001 - JULIANA GARLET
Externo à Instituição - NORBERTO GOMES RIBEIRO JUNIOR - SEDUC - MT
Externo à Instituição - PRISCILA FERNANDA SIMIONI - UENF
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 14:29
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1