Banca de QUALIFICAÇÃO: Vilma Monteiro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Vilma Monteiro
DATA : 05/04/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de vídeo conferência- Unidade 1/ Campus de Alta Floresta
TÍTULO:

PLANEJAMENTOS DE ENSINO PARA APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA POR MEIO DE AULAS DE CAMPO EM TRILHA ECOLÓGICA INTERPRETATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental, Práticas em Campo, Ensino de Botânica


PÁGINAS: 105
RESUMO:

O Brasil é reconhecido mundialmente por sua rica biodiversidade, abrigando cerca de 20% da riqueza de espécies biológicas de todo o mundo. Considerando somente as espécies vegetais, o Brasil apresenta aproximadamente 46.451 espécies, representando a maior riqueza de vegetais do planeta. A existência dessa alta biodiversidade, atualmente encontra-se ameaçada, principalmente por fatores como o acelerado impacto das atividades humanas sobre o uso dos recursos naturais. Diante deste uso insustentável dos recursos naturais, autores ressaltam a educação ambiental como caminho para que tais perturbações diminuam ou até mesmo acabem. Nessa perspectiva, aulas práticas em campo com foco no ensino de botânica tornam-se fundamentais para o desenvolvimento das aulas de ciências, e para realizar a interação do educando e sua realidade socioambiental, já que é evidenciado uma falta de motivação dos educandos para a aprendizagem de botânica, e falta de contextualização do ensino com a realidade dos educandos. Além disso, a carência de trabalhos científicos sobre o ensino de botânica, com uma insuficiência ainda maior de estudos sobre a flora brasileira, impulsionou a realização deste estudo. Baseando-se nessas premissas, este trabalho foi dividido em dois capítulos, com dois objetivos principais. O primeiro buscou elaborar uma cartilha educativa contendo guia e planos de aulas para uma trilha ecológica interpretativa com diferentes conteúdos de botânica, composta com ilustrações. O segundo capítulo, através de questionários para investigar o conhecimento dos educandos, avaliou o potencial pedagógico do uso de uma trilha ecológica interpretativa na aplicação do conteúdo de botânica, através de diferentes metodologias (aulas teóricas e práticas), para educandos do ensino fundamental. Com a elaboração deste estudo, apresenta-se uma alternativa diferenciada para potencializar o ensino de ciências e conteúdo de botânica, de modo que estes sintam-se empolgados e envolvidos no processo de ensino/aprendizagem, potencializando a assimilação do conteúdo. Além disso, os resultados deste estudo demonstram a relevância de se trabalhar botânica a partir do nível de conteúdo de cada turma. Observou-se que os educandos do 6º ano, não tinham inicialmente muito interesse e conhecimentos no assunto, que passaram a serem refletidos nas atividades teóricas e práticas. Assim, conclui-se que para a aplicação das aulas práticas nas trilhas ecológicas, é primordial a preparação de tal ambiente, identificação das espécies presentes na trilha, pontos de paradas e conhecimento sobre o público a ser abordado, para potencializar a transmissão e construção do conhecimento, e alcançar a sensibilização dos educandos perante a temática abordada. Dentro desta ótica, é evidente a importância das trilhas na sensibilização dos educandos quanto as temáticas de botânica


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 96420004 - IVONE VIEIRA DA SILVA
Interno - 253817001 - JULIANA GARLET
Externo ao Programa - 129897002 - ISANE VERA KARSBURG
Externo ao Programa - 217513018 - MARCOS JOSE GOMES PESSOA
Notícia cadastrada em: 24/03/2023 16:14
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