SISTEMA AGROFLORESTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PROF. BENJAMIN PADOA: UMA HISTÓRIA QUE PRECISA SER CONTADA
Agrofloresta; Espaço não formal de ensino; Ensino de botânica; Educação ambiental
O projeto agroflorestal da Escola Municipal Prof. Benjamin Padoa surgiu em 2003 com o término da construção da nova estrutura física da escola, a qual deixou a mesma sem vegetação, havendo a necessidade de ocupar o espaço vazio deixado no pátio da escola. Através do plantio das várias espécies surgiu a possibilidade do uso desse sistema como espaço não formal de ensino, para aulas práticas dos conteúdos de ciências, em especial de botânica e ainda desenvolver a educação ambiental, visto que é um tema transversal que permeia todas as disciplinas da grade curricular e precisa ser trabalhado em todos os anos da educação básica. Com base nessa premissa, a presente pesquisa buscou resgatar a história de como ocorreu a implantação do projeto agroflorestal na Escola Municipal Professor Benjamin Padoa, bem como, apresentar os elementos e mecanismos constituintes do sistema agroflorestal e a sua importância no contexto escolar. A metodologia utilizada foi por meio da aplicação de um questionário semi-estuturado com membros da comunidade escolar envolvidos na implantação do sistema agroflorestal, bem como análises do projeto político pedagógico, documentações, vídeos e registros fotográficos dos arquivos escolares e ainda leis e resoluções emanadas pelos órgãos do Sistema Municipal de ensino através da Secretaria de educação e Conselho Municipal de Educação. A análise dos dados se deu numa abordagem qualitativa, resgatando passo a passo o desenvolvimento do projeto, buscando entender a motivação da implantação do sistema agroflorestal na referida unidade de ensino e questões como sua utilização e importância para comunidade escolar, verificando o potencial pedagógico destes espaços não formais de ensino. Nos resultados, os pesquisados demonstraram que o sistema agroflorestal da Escola Municipal Prof. Benjamin Padoa surgiu por motivo bem diferente do que se pensava inicialmente, tendo em vista que sua implantação foi, acima de tudo, de uma necessidade local, tanto pela construção da nova estrutura física da escola, deixando o solo do pátio totalmente descoberto e compactado, cheio de entulhos de construção, clima muito quente e sem sombras, quanto pela ocorrência das queimadas que eram praticadas por toda a população, até mesmo na escola, no período sem chuva, expondo todos da comunidade escolar as altas temperaturas e uma atmosfera poluída. Diante dos resultados pode-se constatar que mesmo sem o planejamento do plantio de um sistema agroflorestal organizado, a arborização realizada através de atividades práticas, permitiu a criação do sistema agroflorestal na escola e, através dele foi possível a exploração de seu potencial educativo como ferramenta pedagógica.