Banca de DEFESA: JOELSON DE OLIVEIRA BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOELSON DE OLIVEIRA BARROS
DATA : 14/07/2021
HORA: 08:00
LOCAL: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
TÍTULO:

Comportamento meiótico, viabilidade polínica e cariótipo de plantas triploides de Passiflora foetida L.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento meiótico

Viabilidade polínica

Cariótipo

Plantas triploides 

 Passiflora foetida L.

 

 

PÁGINAS: 18
RESUMO:

Comportamento meiótico, viabilidade polínica e cariótipo de plantas triploides de Passiflora foetida L.


Este estudo contribuiu para o conhecimento citogenético de P. foetida diploide (2n = 20) e triploide (2n = 30) com resultados inéditos que permitiram aumentar o nível de ploidia de P. foetida, a partir da cultura de tecidos de endosperma. O citótipo triploide apresentou irregularidades cromossômicas durante as fases meióticas que resultaram na redução da taxa de fertilidade dos grãos de pólen, mas não causaram alterações no perfil cromossômico.

A análise do comportamento meiótico revelou que o incremento de ploidia em P. foetida triploide resultou no aumento do número de cromossomos homólogos e da consequente competição entre os pareáveis, levando a configurações anormais uni e trivalentes, formação de cadeias cromossômicas que resultaram no desequilíbrio sináptico e na ocorrência de cromossomos não-congressados, retardatários, ou de migração precoce; também foi possível identificar a presença de pontes cromossômicas, citomixia e tríades.

A análise de viabilidade polínica do P. foetida diploide demonstrou que 75,7% dos grãos de pólen responderam de modo uniforme a coloração com diacetato de fluoresceína (FDA) e foram classificados como viáveis e apenas 24,3% considerados estéreis. No entanto, as irregularidades meióticas levaram P. foetida triploide a exibir elevadas taxas de inviabilidade 70,75 %; permitiram a reprodução vegetal e o desenvolvimento de frutos com sementes, mesmo que em pequena quantidade.

A dupla coloração diferencial com os fluorocromos CMA/DAPI confirmaram a formação de quatro bandas CMA+ nos cromossomos 1 e 3 de ambos os citótipos.

A análise cariotípica demonstrou que o aumento da ploidia preservou a configuração morfonumérica do perfil cromossômico naturalmente diploide. As raras exceções parecem estar relacionadas à diferença de condensação observadas nos cromossomos dos citótipos. Assim, ambos os citótipos diploide e triploide, apresentaram os cariótipos formados por oito pares de cromossomos metacêntrico (cromossomos 1, 2, 3, 6, 7, 8 e 9) e dois pares submetacêntricos (cromossomos 4 e 5); com respostas positiva para CMA3+ nos cromossomos 1 e 3; ambos os cariótipos apresentaram cromossomos de tamanho reduzido. Em geral, os cariótipos analisados apresentaram importantes similaridades. O comprimento relativo (CR) do cariótipo diploide revelou que o maior cromossomo representa 13,35% do cariótipo e o menor 7,90%; enquanto a planta triploide o maior cromossomo corresponde a 13,45% e o menor 6,60% do genoma. O lote cromossômico monoploide do cariótipo diploide de P. foetida apresentou16,14 µm, enquanto a planta o triploide mediu 14,42 µm, representando uma dissimetria de apenas 10,65% por conta da diferença de concentração cromossômica nas fases da mitose.

A análise citogenética do comportamento meiótico, viabilidade polínica e caracterização cariotípicas de Passiflora foetida triploides obtidas a partir da cultura de explantes de endosperma de planta diploide produzem informações importantes sobre morfologia e comportamento cromossômico que influenciam na fertilidade das espécies e podem subsidiar adoção de novas estratégias aos programas de melhoramento genético que visam destacar características fenotípicas desejáveis, sobretudo de plantas ornamentais, através do processo de poliploidização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 59687004 - MAURECILNE LEMES DA SILVA
Externo à Instituição - ARYANE CAMPOS REIS - UFJF
Externo à Instituição - SAULO MARÇAL DE SOUSA - UFJF
Notícia cadastrada em: 18/06/2021 08:18
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1