Banca de DEFESA: LEILA PEREIRA NEVES RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILA PEREIRA NEVES RAMOS
DATA : 05/03/2020
HORA: 07:30
LOCAL: Sala de informatica - Campus 2 UNEMAT
TÍTULO:

Comportamento do ciclo celular de Allium cepa L. mediante o potencial citotóxico, genotóxico e antiproliferativo de infusões das folhas de quatro espécies de Inga ssp. e ensino e aprendizagem dos processos de divisão celular (Mitose) para os alunos do 2º ano do ensino médio.


PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimento, células, organismo teste, raízes, gênero Neotropical.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

A aprendizagem se torna mais cativante à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento no cotidiano escolar dos alunos. Com isso, adquirem significados para os estudos a partir da relação com o conhecimento na prática. O gênero Inga apresenta uma grande diversidade de espécies, conhecidas em média 300 espécies do gênero Neotropical, possuindo grande diversidade na Floresta Amazônica. Este trabalho teve como objetivo, uma aula prática sobre a divisão celular (Mitose), com a visualização e identificação das células vegetais de Allium cepa pelos alunos do 2º ano do ensino médio e Comportamento do ciclo celular de Allium cepa L. mediante o potencial citotóxico, genotóxico e antiproliferativo de infusões das folhas de Inga edulis, Inga pilosula, Inga laurina e Inga macrophylla. Para o estudo foi realizado aula teórica e prática com os alunos no laboratório Didático. Para as análises laboratoriais foram utilizados quatro espécies de plantas do gênero Inga.  O organismo teste utilizado foi bulbos de Allium cepa. As infusões foram obtidos a partir das folhas secas de Inga edulis, Inga pilosula, Inga laurina e Inga macrophylla coletados no período da seca e chuva. Com os resultados obtidos, verificou-se que, as aulas práticas são consideradas de grande importância no processo de ensino-aprendizagem. Ao ministrar a aula teórica e em seguida aplicar o questionário, obteve-se dados estatísticos abaixo de 60% de acertos na identificação das células mitóticas. No entanto, após a aula teórica e prática, e aplicando o mesmo questionário obteve-se um percentual estatístico acima de 80% de acertos na identificação das células mitóticas. De acordo com as análises das células de Allium cepa, mediante o Método Direto e Indireto para os dois período, expostas sob as infusões (1g, 1.5g 2g) das folhas secas de Inga edulis, Inga pilosula, Inga laurina e Inga macrophylla, obtiveram diferenças estatísticas consideráveis entre os dois Métodos. As espécies I. edulis, I. laurina e I. macrophylla mostraram-se com os maiores índices de divisão celular. No que se refere ao Índice de Anomalia (ÍA), o Método Indireto obteve os maiores índices de células anormais para ambas espécies. Para o Percentual de Interfase, o método Direto obteve os maiores percentuais de células interfásicas.  Esses dados ao ser comparado com os controles negativo e positivo, mostraram resultados percentuais inferior e superior, havendo diferença estatística entre os tratamentos.  Este estudo mostrou que as quatro espécies, apresentaram efeitos genotóxico e citotóxico sob as raízes de Allium cepa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 129897002 - ISANE VERA KARSBURG
Externo à Instituição - NAIR DAHMER - UNIVASF
Externo à Instituição - DARLEY APARECIDO TAVARES FERREIRA - UNEMAT
Notícia cadastrada em: 05/02/2020 09:59
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1