Banca de QUALIFICAÇÃO: PAIMU MUAPEP TRUMAI TXUCARRAMAE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAIMU MUAPEP TRUMAI TXUCARRAMAE
DATA : 27/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Banca remota via Google Meet
TÍTULO:

REVISÃO DA FONOLOGIA DA LÍNGUA MẼBÊNGÔKRE (JÊ) FALADA PELO POVO MẼTYKTIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA ESCRITA


PALAVRAS-CHAVES:

Povo Mẽbêngôkre, Fonologia, Ensino, Escrita.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Esta dissertação trata da revisão da fonologia da língua Mẽbêngôkre falada pelo povo Mẽtyktire, conhecido como Kayapó, cujo território está localizado no município de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso. A escolha desse tema deve-se ao fato de que, com a  ampliação do uso da escrita pelas novas gerações, tanto em situações formais quanto informais, os falantes têm adotado diferentes formas de registro  da língua, já que existem dúvidas quanto à representação escrita de alguns sons por não haver uma padronização ortográfica. A revisão da fonologia da língua Mẽbêngôkre é importante, principalmente, para os professores alfabetizadores que são os responsáveis pelo ensino da escrita para as crianças. Conscientes de como os fonemas da língua funcionam, eles poderão ter mais segurança na resolução de possíveis dúvidas em relação à forma de escrever certas palavras, contribuindo, assim, para a ampliação das práticas de letramento próprias da cultura Mẽbêngôkre. Para a análise fonológica segmental da língua, nos fundamentamos nos princípios tradicionais da Fonologia de Praga, estabelecemos as relações de contraste/oposição distintiva, pares mínimos e análogos, variação livre e condicionada, na identificação de fonemas e alofones. A análise de unidades maiores, como a sílaba, e suprassegmentos, como acento, foi baseada na Fonologia Autossegmental (Goldsmith 1995). Em relação ao aspecto pedagógico da pesquisa, por se tratar de um mestrado profissional, voltado para o ensino, nos reportamos às orientações do Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas (RCNEI), bem como, a outros autores que tratam sobre o ensino de língua materna na escola, considerando que essa revisão fonológica contribuirá para a alfabetização em escolas do nosso povo Mẽbêngôkre. A partir desse trabalho, o mestrando vai produzir um material específico para subsidiar o ensino de língua materna na escola, tanto nos anos iniciais, quanto nos anos finais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 75013007 - MONICA CIDELE DA CRUZ
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo ao Programa - 83247001 - WELLINGTON PEDROSA QUINTINO
Externo à Instituição - MAXWELL GOMES MIRANDA - UFMT
Notícia cadastrada em: 26/04/2023 07:59
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