Banca de DEFESA: NARAIEL PAITER SURUI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NARAIEL PAITER SURUI
DATA : 25/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Banca remota via Google Meet
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E GRAMÁTICA  NO ENSINO DA  LÍNGUA PAITER NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA SERTANISTA APOENA MEIRELLES

 


PALAVRAS-CHAVES:

Escola Indígena Paiter. Ensino de Língua Materna. Material Didático.

 

Educação Escolar Paíter. Ensino de Língua Materna. Produção Escrita. Verbos.

 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta dissertação traz como tema o ensino de língua materna na escola indígena Escola Estadual Indígena Sertanista Apoena Meirelles, município de Rondolândia-MT. O trabalho  tem como objetivo discutir e desenvolver uma proposta didático-metodológica para o ensino da língua Paiter-Suruí nas escolas indígenas da TI Sete de Setembro, com foco no ensino da escrita e da gramática, especialmente, de verbos na língua. Além desse objetivo, queremos, também, contribuir para o fortalecimento e manutenção de nossa língua materna em nossas aldeias, por meio da escola, que tem um papel muito importante no trabalho com  a modalidade escrita da língua. A escolha para se trabalhar esse tema se deu pelo fato de nossas escolas não possuírem produções didáticas autorais específicas para o ensino da língua Paiter-Surui. Nossas reflexões estarão fundamentadas em autores que tratam sobre o assunto, tais como (PAULA,.2018), (PIMENTEL DA SILVA), (BANIWA), além das orientações do Referencial Curricular Nacional  para as escolas indígenas (RCNEI,.1998), dentre outros textos da legislação pertinentes à educação escolar indígena. A metodologia do meu trabalho se compõe, por um lado, de pesquisa bibliográfica, com o aprofundamento no estudo das obras já mencionadas e a busca de bibliografia complementar para a escrita da dissertação, acerca do tema proposto. E como se trata de um Mestrado Profissional, o foco está na ação pedagógica e na proposta de um produto pedagógico/educacional. A ação pedagógica consiste no percurso didático-metodológico, durante o qual conduzi, como mediador, todo o processo de ensino-aprendizagem voltado para língua materna, trabalhando, a partir de uma narrativa mítica do povo, a leitura, a produção escrita e alguns verbos da língua. Foram produzidos diferentes textos na língua materna, realizadas atividades de leitura e compreensão textual, atividades sobre a concordância do pronome com verbos da língua Paíter. Todo esse percurso didático-pedagógico  resultou num caderno de atividades como produto educacional para as duas  escolas  de nossa aldeia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 75013007 - MONICA CIDELE DA CRUZ
Interno - 535.535.001-15 - EUNICE DIAS DE PAULA -
Externo à Instituição - MÔNICA VELOSO BORGES - UFG
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 15:08
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1