Banca de DEFESA: KAVISGO TXICÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAVISGO TXICÃO
DATA : 26/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/dnr-djtc-rra
TÍTULO:

HABITAR E SER HABITADO NO PARQUE NACIONAL DO XINGU:

as alterações ambientais e suas interferências nas práticas culturais do Povo Ikpeng


PALAVRAS-CHAVES:

CLIMA. IKPENG. XINGU


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A sociedade Ikpeng é um povo falante do tronco linguístico da família karib, atualmente estão localizadO na Terra Indígena do Xingu MT, especificamente na região que abrange o médio Xingu, divididos em seis aldeias,  quatro aldeias: Moygu, Arayo, Paranoá, Kurure estão localizadas no município de Feliz Natal MT; já no município de nova Ubiratã se localiza a aldeia Pïrino; e, em Nova Ubiratã, a aldeia Rawo  e no município de Paranatinga. Todas estas aldeias Ikpeng são atendidas na assistência de  atendimento à saúde, assistência social, educação e outras demandas pelo CTL PAVURU ( Coordenação Técnica Local Pavuru (CTL PAVURU). Atualmente a sua população é de aproximadamente 626 indivíduos conforme o sensu da DISEI XINGU .

Este trabalho aborda a temática que há muito tempo vem sendo discutidos pelos pesquisadores não indígenas, na qual se refere as mudanças climáticas, e como se adaptar a este novo tempo? O que esta mudança tem causada nos fenômenos da natureza que influenciam diretamente nos marcadores do tempo que regem o Ccalendário Tradicional do Ppovo Ikpeng?. Na qual aborda como o povo Ikpeng vem se adaptando a esse tempo, tempo este que é considerado de difícil compreensão para os anciões Ikpeng e todo os seu povo..

O objetivo geral deste trabalho é analisar quais alterações nos fenômenos da natureza influenciaram no calendário tradicioal e na organização social do povo Ikpeng.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131919001 - RAIMUNDO NONATO CUNHA DE FRANCA
Interno - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - LEONARDO BARROS SOARES - UFV
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 15:03
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1