OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM DO TIPO VÍDEO INTERATIVO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Vídeo; ActivePresenter; Adição; Subtração; Ensino
Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto digital de aprendizagem do tipo Vídeo interativo voltado ao processo de ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática, como também para a interpretação de problemas. Nesse sentido, enfatizamos o que são objetos digitais de aprendizagem e suas características pedagógicas e técnicas, e ainda, são abordadas as vantagens de utilizar vídeos interativos, uma vez que eles podem contribuir tanto no ensino, quanto na aprendizagem dos alunos, de acordo com Braga (2014) e Tarouco (2014). Na sequência apresentamos aspectos históricos e as propriedades fundamentais das quatro operações básicas da matemática com números naturais. A metodologia de desenvolvimento utilizada foi a INTERA de Braga (2015), que esboça os processos para o desenvolvimento de qualquer tipo de conteúdo digital utilizado para a aprendizagem. Considerando as dificuldades dos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental, em resolver as quatro operações básicas da matemática e interpretação de problemas, tornou-se necessária a busca por estratégias pedagógicas com o intuito de contribuir com a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, desenvolvemos um objeto digital de aprendizagem do tipo Vídeo Interativo, o qual proporciona a exploração das quatro operações de forma interpretativa. O Vídeo interativo foi desenvolvido por meio do software ActivePresenter e o aplicativo Bitmoj, e terá opções de explicação do conceito e propriedades de adição, subtração, multiplicação e divisão, como também interpretações de problemas e poderá ser disponibilizado através de um link de acesso pelo WhatsApp.