A VERBO-VISUALIDADE CONSTITUTIVA DO GÊNERO MANGÁ: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
Mangá; Verbo-visualidade; Dialogia; Leitura.
Este estudo propõe uma análise do gênero mangá como potencial ferramenta para o ensino de leitura entre alunos dos anos finais do ensino fundamental. Baseado na crescente importância de abordagens inovadoras no ensino da leitura e no crescente público de leitores de mangás, esta pesquisa objetiva investigar como os mangás produzem efeitos de sentido, explorando as relações dialógicas entre as linguagens verbal e visual, bem como a dimensão verbo-visual do enunciado. A metodologia adotada envolve a análise de um capítulo do mangá "Naruto Gold” (2015) de Masashi Kishimoto, utilizando uma abordagem dialógica baseada nos pressupostos teóricos de Bakhtin e o Círculo, em diálogo com os estudos desenvolvidos por Brait (2012), e Costa (2018), sobre a dimensão verbo-visual do enunciado. Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais profunda do potencial educacional dos mangás a fim de oferecer uma abordagem dinâmica e eficaz no ensino da leitura.