Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE APARECIDA BENACCHIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SOLANGE APARECIDA BENACCHIO
DATA : 07/05/2024
HORA: 08:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

TRAJETÓRIAS DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ADAPTAÇÕES, RESILIÊNCIAS E NOVAS APRENDIZAGENS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Remoto Emergencial. Professor de Língua Portuguesa. Pandemia da covid-19. Tecnologias digitais na educação. Resiliência docente.


PÁGINAS: 93
RESUMO:

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso, enquadrada na linha de pesquisa Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem (Linguística Aplicada). O estudo aborda os reflexos da pandemia da Covid-19, que ampliou os desafios da educação brasileira devido às adaptações técnicas, pedagógicas e sociais necessárias para a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O objetivo geral desta pesquisa foi investigar os desafios enfrentados por um professor de Língua Portuguesa do ensino médio em uma escola particular na cidade de Cáceres-MT durante o ERE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, fundamentada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos. Este referencial teórico foi escolhido por oferecer uma visão abrangente das dinâmicas adaptativas relacionadas às práticas de ensino do professor participante deste estudo. O corpus da pesquisa é composto pelas narrativas desse professor, catalogadas por meio de uma entrevista semiestruturada, observações e anotações registradas em um diário de campo, além do registro documental das atividades articuladas pelo professor durante o ERE. A pesquisa destacou que a pandemia evidenciou o papel crucial dos professores de Língua Portuguesa na transição abrupta para o ensino remoto. Além disso, elucidou o potencial agenciador das tecnologias digitais, que funcionaram como mediadoras das práticas pedagógicas. O enfrentamento do desafio do ERE ressaltou a necessidade de resiliência diante de mudanças rápidas e imprevisíveis. Por fim, além de abordar a trajetória única do professor em questão, a pesquisa contribui para discussões sobre o futuro do ensino de Língua Portuguesa em um cenário educacional em constante transformação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Interna - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Externa à Instituição - ELAINE FERREIRA DO VALE BORGES - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 15/04/2024 16:24
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