UM ESTUDO SEMÂNTICO ENUNCIATIVO DAS HASTHAGS ELESIM NAS CAMPANHAS ELEITORAIS BRASILEIRAS DE 2018
Palavras Chave: Semântica do Acontecimento. Campanha eleitoral. Eleições 2018. Twitter. Hashthag.
O presente trabalho busca analisar, sob a perspectiva da teoria da Semântica do Acontecimento, a aplicação das hashtags na comunicação das campanhas eleitorais proferidas nos perfis dos eleitores/apoiadores no aplicativo do Twitter, hoje nomeado como X. O objetivo é analisar semanticamente a relação da #EleSim e seus enunciados, e compreender melhor o funcionamento dessas enunciações nas redes sociais durante as campanhas eleitorais brasileiras de 2018, para o cargo de presidente da república. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada ao tema em questão. Assim, observamos a relação entre eleições, aplicativo do Twitter e hashtags, apresentando um pouco dos elementos das eleições no Brasil e a evolução das mídias na campanha eleitoral brasileira. Tomamos como corpus analítico, postagem de mensagens extraídas da campanha #EleSim do aplicativo Twitter. E cinco recortes especificamente selecionados, para analisar a relação de articulação e reescrituração que há entre eles. Para proceder às análises, nos filiamos à teoria da Semântica do Acontecimento, formulada por Eduardo Guimarães (2002-2018). Assim apresentam-se conclusões relativas ao uso das hashtags ligadas aos enunciados #EleSim, o impacto das redes, as novas oportunidades de fazer campanha eleitoral mediante as hashtags do Twitter, e desafios apresentados pelas novas mídias digitais. Esta pesquisa está inscrita na linha de pesquisa Estudos dos Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).