UM ESTUDO SEMÂNTICO ENUNCIATIVO DAS # ELESIM NAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2018
Palavras Chave: Semântica do Acontecimento. Campanha eleitoral. Eleições 2018. Twitter. Hashthag.
O presente trabalho busca analisar sob a perspectiva da teoria da Semântica do Acontecimento, a aplicação das # na comunicação das campanhas eleitorais proferidas nos perfis dos eleitores/apoiadores no aplicativo do Twitter. O objetivo é analisar semanticamente a relação da tag #elesim e seus enunciados, e entender melhor o funcionamento dessas enunciações nas redes sociais durante as campanhas eleitorais brasileiras de 2018, para o cargo de presidente da república. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada ao tema em questão. Assim, observamos a relação entre eleições, aplicativo do Twitter e hashthag, apresentando um pouco da história das eleições no Brasil e a evolução das mídias na campanha eleitoral brasileira, exibindo um perfil do eleitorado da campanha de 2018. Apresentaremos um breve percurso teórico. As análises foram realizadas a partir dos construtos teóricos de Guimarães (2002-2018). O nosso corpus está constituído pelos textos de postagens de mensagens, extraídos da campanha #Elesim do aplicativo Twitter. Tomamos alguns recortes especificamente selecionados, para analisar a relação de articulação que há entre eles. Assim apresentam-se conclusões relativas ao uso das # e seus enunciados, as influências das redes, as novas oportunidades de fazer campanha eleitoral através de hashtags do Twitter, e desafios apresentados por essas novas mídias digitais. Esta pesquisa está inscrita na linha de pesquisa Estudos dos Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).