PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGENS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DOS SISTEMAS DINÂMICOS COMPLEXOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT
Leitura; Educação Infantil; Sistemas Dinâmicos Complexos
A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), se concentra na análise das práticas de ensino e aprendizagem de leitura na Educação Infantil, especificamente em uma turma de Pré II (crianças de 5 anos) de uma escola pública em Cáceres-MT. Adotando a abordagem dos Sistemas Dinâmicos Complexos (SDC) como referencial teórico, a pesquisa considera a leitura como um sistema complexo, cujo funcionamento é resultado das interações entre seus elementos, conforme destacado por Larsen-Freeman e Cameron (2008). A metodologia empregada é do tipo Estudo de Caso exploratório, combinando abordagens qualitativas e quantitativas, e caracterizando-se como uma Pesquisa-ação. A coleta de dados envolveu a análise de relatórios de aprendizagem elaborados por duas professoras das turmas do Pré II A e B no ano letivo de 2022, com foco nas habilidades de linguagem abordadas. Adicionalmente, foi investigada a sequência de um plano de aula desenvolvido com a turma Pré II deste ano, sendo também utilizadas as atividades realizadas pelas crianças como material de análise. O estudo estabelece um diálogo linguístico com a pedagogia, abordando conceitos como alfabetização, letramento e multiletramentos, enfatizando a importância da leitura na preparação das crianças para um mundo diversificado e tecnologicamente avançado. Além disso, são abordadas as práticas de leitura orientadas pela BNCC e o PPP da escola pesquisada, destacando a relevância da leitura diante das mudanças nas práticas sociais modernas e da necessidade de adquirir novas habilidades de leitura, contribuindo significativamente para o processo de alfabetização. Os dados coletados até o momento indicam uma abordagem integrada, combinando elementos teóricos dos SDC com uma metodologia de Estudo de Caso, permitindo uma compreensão aprofundada das práticas de ensino e aprendizagem de leitura na Educação Infantil e sua relação com as demandas contemporâneas e as orientações pedagógicas.