“SE BEBER, NÃO DIRIJA”: ANÚNCIO, SENTIDOS E ARGUMENTAÇÃO POR UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA.
Semântica do Acontecimento; Espaço de Enunciação; Anúncio publicitário.
Este trabalho se propõe a compreender o funcionamento enunciativo de quatro anúncios publicitários de cerveja que fazem parte de campanhas que tem como finalidade considerar o princípio da responsabilidade social e o estímulo à direção consciente, levando em conta os riscos de dirigir após o consumo exagerado ou irresponsável de bebida alcoólica. Analisamos o funcionamento semântico-enunciativo dos anúncios publicitários, através da observação do funcionamento das cenas enunciativas construídas como anúncios na internet, e também a argumentação presente nos enunciados descrevendo o agenciamento das figuras enunciativas, e, em seguida as análises dos processos de articulação e reescrituração. Está inscrito na linha de pesquisa Estudos de Processos de Significação e tomamos como suporte teórico para desenvolver as análises deste estudo os construtos teóricos da Semântica do Acontecimento de Eduardo Guimarães (2017, 2018). Para a Semântica do Acontecimento, a análise do sentido da linguagem deve localizar-se no estudo da enunciação, o acontecimento do dizer. Portanto as análises foram feitas na perspectiva enunciativa em que a Enunciação é tomada como o lugar que produz significação.