A PRODUÇÃO DE SENTIDOS CANCIONADOS NOS TEXTOS MUSICAIS DE 1964 A 2020
Semântica do Acontecimento; Textos Musicais; Resistência; Enunciação; Sentidos.
Este trabalho, vinculado à Área de Concentração de Estudo de Processos Linguísticos, Linha de Pesquisa Estudos dos Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). E temos como objetivo de mostrar que as músicas se constituem afirmando a resistência da classe de trabalhadores, entoando mensagens de luta contra a opressão. Para o desenvolvimento, selecionamos duas músicas do período de 1964. Na sequência, nortearemos uma descrição do agenciamento das figuras enunciativas, buscando caracterizar a representação imaginária que se constrói locutor/cantor/compositor versus interlocutor/ouvinte e analisamos através dos dispositivos de articulação e reescrituração. Tomamos como suporte teórico à Semântica do Acontecimento (2002, 2018), disciplina que considera que a análise do sentido da linguagem deve localizar-se no estudo da enunciação, no acontecimento do dizer. Portanto, compreendemos que a enunciação é tomada como o lugar que produz significação, partindo deste ponto, realizamos nossas análises. Buscamos verificar o funcionamento semântico-enunciativo das duas músicas através do funcionamento, construídas na letra.