SE EU PUDESSE MUDAR ALGO APENAS DIRIA PARA TER MAIS AULAS ASSIM: Multimodalidade, Translinguagem e Letramento Crítico Afetivo em um curso de Graduação em Letras
afeto; construção de sentidos; letramento crítico afetivo; multimodalidade; translinguagem.
Esta pesquisa de natureza qualitativa, com aporte da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; 2009) e da etnografia crítica (Macedo e Sá, 2018), foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso, vinculada à linha de pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem, na área de concentração dos Estudos de Processos Linguísticos e buscou investigar de que maneira acadêmicos de graduação em um curso de Letras – Licenciatura e Bacharelado – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foram afetados pelos conceitos de multimodalidade, translinguagem e afeto, bem como investigar como a pesquisadora foi afetada a partir do encontro de corpos (Spinoza, 2009; Lenoir, 2019). O trabalho fundamentou-se, principalmente, nos estudos sobre multimodalidade (Adami, 2017; Heberle, 2019; Rocha e Maciel, 2015), translinguagem (Canagarajah, 2011; Garcia, 2019; Rocha e Maciel, 2019;) e letramento crítico afetivo (Ahmed, Morgan e Maciel, 2021; Anwaruddin, 2016). Por meio de um trabalho etnográfico, no qual a pesquisadora participou também como professora nas aulas de Linguagem e Tecnologias Digitais, na 2ª série do curso, os dados foram gerados a partir da gravação em áudio e vídeo das aulas, dos diários de aprendizagem dos acadêmicos, do diário de campo da pesquisadora e dos trabalhos produzidos pelos acadêmicos, com vistas à investigação e à descrição dos aspectos emergentes ao longo do processo observado. A análise, com base na epistemologia da emergência pós-moderna segundo Somerville (2007) e Maciel (2016), fundamentou-se na percepção de que a emergência pós-moderna abre espaço para o devir, o inesperado e possibilita práticas mais fluidas de análise e de interpretação de dados no processo de construção de sentidos. A pesquisa apontou para uma reflexão no que diz respeito ao ensino superior e à ampliação dos olhares para o relação ensino/aprendizagem que possibilitem a emergência de outras práticas pedagógicas que procurem fortalecer esses laços afetivos tornando, desta forma, o processo de aprendizado mais consistente e dinâmico nesse contexto.