Banca de QUALIFICAÇÃO: VANUZA DE PAULA SIQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANUZA DE PAULA SIQUEIRA
DATA : 26/10/2023
HORA: 08:30
LOCAL: sala de webconferência
TÍTULO:

UM ESTUDO DA UNIDADE -ZINHO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS


PALAVRAS-CHAVES:

Operações Predicativas e Enunciativas. Unidade -zinho. Ensino/aprendizagem de línguas. Diminutivo. Atividades epilinguísticas.


PÁGINAS: 116
RESUMO:

A pesquisa aqui apresentada faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e está inscrita na linha de pesquisa Estudo dos Processos de Significação. Visa-se construir um liame entre análise linguística e práticas de ensino- aprendizagem de línguas. O objetivo central é o estudo da unidade -zinho na língua portuguesa, com a finalidade de observar as relações sintático-semânticas que influenciam as diferentes configurações dessa unidade. Inicialmente, foi realizada a compilação de alguns estudos, e constatou-se que a gramática tradicional apresenta a referida unidade como “diminutivo”, o procedimento metodológico no estudo do diminutivo assume um sentido fixo/isolado, sendo adequado para a unidade que é analisada isolada, desconsiderando as variações que lhe são próprias em cada contexto de ocorrência. Em seguida, foram feitas considerações sobre essa unidade, a partir de alguns postulados do quadro teórico-metodológico proposto pela Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de Antoine Culioli (1990, 1999a,1999b) e seus seguidores. A metodologia se pautou na atividade de reformulação dos enunciados por meio da parafrasagem. Os enunciados foram retirados na plataforma virtual Corpus Brasileiro. Como critério de seleção, recorremos às ocorrências em que -zinho se apresentava estabilizado como diminutivo de um marcador com valor aspectual ou como modalização apreciativa (negativa/positiva), com o intuído de detectar como os falantes PB realizam essa noção. Na sequência, apresenta-se a reflexão sobre as contribuições da abordagem enunciativa no ensino-aprendizagem de línguas. Por fim, este trabalho defende a ideia de que os conceitos gramaticais podem ser melhor apreendidos, através da proposição de situações de aprendizagem que ativem o saber epilinguístico dos aprendizes, sobre o qual se fundamenta uma proposta reflexiva para o ensino de línguas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 123477002 - ALBANO DALLA PRIA
Interno - 276.776.128-81 - MARCOS LUIZ CUMPRI - UNEMAT
Externo à Instituição - MILENNE BIASOTTO HOLMO - FUFGD
Notícia cadastrada em: 05/10/2023 08:05
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1